quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CRIMES PASSIONAIS


FRUSTRAÇÃO AMOROSA E DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR INDUZIR AO CRIME CONTRA A PESSOA AMADA, REVELAM ESPECIALISTAS

"A PAIXÃO PATOLÓGICA PODE ATÉ SERVIR PARA EXPLICAR O CRIME, MAS NUNCA PARA PERDOAR CRIMINALMENTE QUEM O COMETEU", ALERTAM ELES

OS INÚMEROS CASOS DE CRIMES PASSIONAIS MOSTRAM como a mente humana pode se transformar num vulcão de sentimentos devastadores quando alguém vive uma paixão patológico-obsessiva, distúrbio este reconhecido pela psiquiatria e responsável pelas mais de 2.500 denúncias anuais registradas apenas na Seção Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo do bairro da Barra Funda. No mesmo período, o Fórum de Santo Amaro registra 1.595 ocorrências, e Itaquera, 1.385. Esses números colocam os crimes passionais, principalmente contra as mulheres, como o mais comum no País;

"O DESEQUILÍBRIO É TANTO,QUE A AUTOCRÍTICA CAI, APESSOA PERDE A REFERÊNCIAE AGEM COMO UM ANIMAL"

CONFORME EXPLICAM OS PSQUIATRAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO, quando não premeditado, o crime passional é cometido por uma pessoa que se encontra em estado de extrema emoção, com crises de. Euforia que podem durar até mais 24 horas. "O desequilíbrio é tanto, que o teor de autocrítica cai, a pessoa perde a referência e age como um animal. Os gatilhos que irão disparar essa atitude podem ser muitos, inclusive o próprio amor, por mais contraditório que isso possa parecer"

TRAÇANDO O PERFIL DOS CRIMINOSOS PASSIONAIS

AS FORMAS COMO SÃO COMETIDOS CRIMES SOB O PRETEXTO DO "EXCESSO DE AMOR" são vastas, mas a medicina já é capaz de traçar três características comuns a essas pessoas e às situações que as envolvem. Veja:

1º Na maior parte das vezes nunca matou ninguém e sua conduta violenta é, principalmente, em relação a uma mulher específica. Dificilmente mata mais do que uma vez.

2º A receita da tragédia é relativamente simples: um homem mais velho e mais rico do que a parceira, inseguro, ciumento, possessivo, vaidoso e egoísta que se relaciona com mulher mais jovem, que não reage, mas sabe manipular os sentimentos do cônjuge.

3º Quando a mulher reage e decide pôr ponto final na relação, ele pede de volta objetos dados como presente. Incrédulo, pois se considera dono da mulher, tira a vida dela. Às vezes, não suporta a perda da amada e, depois do crime, comete suicídio.

MESMO CONTANDO COM ESSES SINAIS, os especialistas fazem questão de ressaltar que "a paixão patológica pode até servir para explicar o crime, mas nunca para perdoar criminalmente quem o cometeu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1