sábado, 3 de dezembro de 2011

Mulher radar.



COMO TUDO NA VIDA, O CIÚME NÃO FOGE À REGRA: QUANDO É EXCESSIVO PODE SER PERIGOSO E REVELAR PROBLEMAS PSICOLÓGICOS GRAVES, QUANDO FALTA PODE DEIXAR TUDO MUITO SEM-GRAÇA E INSOSSO



O CIÚME É UM DOS SENTIMENTOS MAIS CONTRADITÓRIOS E INTRIGANTES QUE SE CONHECE, pois só ele é capaz de, ao mesmo tempo, fazer muito bem ou muito mal. Talvez seja por isso que o ciúme se tornou um dos temas mais abordados em toda a história da literatura, do cinema e demais artes. Machado de Assis, por exemplo, autor do clássico romance Dom Casmurro, perpetuou sua obra e imagem ao retratar a devastação que esse sentimento pode provocar na alma e na vida das pessoas. Na música popular brasileira o ciúme continua sendo o tema predileto. Grandes sucessos de Chico Buarque, Caetano Veloso, Lupicínio Rodrigues, entre outros, abordam a relação estreita e tênue entre esse complexo sentimento e o amor. Mas, se por um esse complexo sentimento pode servir de base para a inspiração de vultosos artistas, por outro, pode também levar dor, sofrimento e tormenta à vida de muitos casais.

"EM MENOR OU MAIOR GRAU,

TODO MUNDO JÁ EXPERIMENTOU O CIÚME

EM ALGUM MOMENTO DA VIDA"

SEGUNDO A QUASE TOTALIDADE DOS PSICÓLOGOS COMTEMPORÂNEOS, o ciúme é um sentimento inerente à espécie humana. "Em maior ou menor grau, todo mundo já o experimentou em algum momento da vida", dizem. E, diferentemente do que imagina aquele que é acometido por ele, o ciúme é uma reação pessoal, voltada exclusivamente para a pessoa que o sente. É diferente, por exemplo, de algumas sensações como o medo despertado por um lugar, pela altura ou por algum inseto, que vêm do exterior (meio) para o interior (indivíduo). "O ciúme em excesso é uma manifestação própria de personalidades com tendências egocêntricas", explicam os pesquisadores.

"CIÚME É COMO SAL: DE MAIS, PODE SER PERIGOSO;

DE MENOS, DEIXA TUDO MUITO INSOSSO"

QUANDO MANIFESTADO DE FORMA MAIS GRAVE, situação que pode comprometer a saúde mental e até física das pessoas, o ciúme passar a ser chamado de patológico pela psiquiatria. Nesses casos, o portador desse distúrbio paranoico não é capaz de diferenciar fantasia e imaginação da realidade. Os principais sintomas são extrema desconfiança e constante busca de provas e confissões por parte do parceiro. São comuns também ansiedade, depressão e um forte sentimento de humilhação acompanhado pelo desejo de vingança. Algumas pessoas relatam experimentar durante esses episódios acentuado aumento da libido. Tal distúrbio, se detectado, deve ser rapidamente tratado, pois pode induzir o portador a tomar atitudes que colocam em risco a própria vida e a de outros.

"O CIÚME EM EXCESSO É UMA MANIFESTAÇÃO

PRÓPRIA DE PERSONALIDADES

COM TENDÊNCIAS EGOCÊNTRICAS"

AINDA ASSIM, HÁ O ‘OUTRO LADO DA MOEDA’, UMA VEZ QUE A TOTAL AUSÊNCIA de ciúme pode ser tão prejudicial quanto o excesso dele. "O ciúme natural e racional, quando bem dosado, é um importante indicador da importância que se dá ao outro", dizem os pesquisadores. A ausência dele, portanto, pode ser tão prejudicial quanto o excesso. E talvez venha daí a expressão "temperar a relação". Os psicólogos explicam que esse sentimento é como o sal, "quando de mais pode ser perigoso; de menos, deixa tudo muito insosso e sem-graça", comparam..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1