quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ricos e Criminosos






CORRUPÇÃO NAS ALTAS ESFERAS, SOMADAS À VIOLÊNCIA URBANA BRASILEIRA, CONSOME R$ 130 BILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS, VALOR EQUIVALENTE A 5% DO PIB, MOSTRA FGV



COM ISSO, PAÍS DEIXA DE CRESCER 2% AO ANO

OS CUSTOS DA VIOLÊNCIA E DA CORRUPÇÃO NO BRASIL, que inclui crimes contra o ambiente, o enfrentamento ao tráfico, os desvios de verbas públicas e demais delitos políticos, superam os R$ 130 bilhões ao ano, o equivalente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Com isso, o Brasil deixa de crescer 2% ao ano. É o que revela um estudo publicado recentemente pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado no mês passado.

COM APENAS 3% DA POPULAÇÃO MUNDIAL, o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos em todo o planeta. Os homicídios cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi ainda maior: 48%. As mortes violentas e os homicídios são 88 vezes maiores que as ocorridas nos países europeus, como na França, por exemplo. “As ações de terrorismo urbano como as praticadas por traficantes no Rio de Janeiro são raras pelo mundo”, publicaram os especialistas da Fundação Getúlio Vargas.

MESMO TENDO REDUZIDO 80% O NÚMERO DE HOMICÍDIOS no período de 1999 a 2010, a cidade de São Paulo registra cerca de 2 mil roubos diariamente. Desse total, menos de 3% dos criminosos são presos no momento do crime. Os outros 97% continuam livres pelas ruas da cidade, ou recebem pena que não condiz com o tipo de atentado praticado, o que os leva a reincidir na criminalidade.

OS INVESTIMENTOS EM INTELIGÊNCIA POLICIAL, tecnologia e policiamento comunitário, investimentos em prevenção, mudanças na demografia e, sobretudo, um bem-sucedido programa de controle de armas implementado pelas polícias e pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foram decisivos para a redução dos crimes na cidade, mas outras regiões, principalmente o Norte e Nordeste, não têm tomado tais medidas.

O RESULTADO DESSA POLÍTICA DE COMBATE ao crime se reflete diretamente no ranking da passividade mundial: o Iraque está na 121ª posição; Israel, na 119ª , e a Nigéria, na África, na 117ª . O Brasil ocupa a 83ª posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1