quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quando o cabelo cai.

Quando o cabelo cai

Calvície atinge cerca de 30% das mulheres adultas. Saiba o que fazer para prevenir queda e como tratar o problema

Ninguém deseja ficar calvo, muito menos as mulheres. Mas a calvície pode, sim, atingir o público feminino. Chamada de alopecia androgênica, esta doença atinge cerca de 30% das mulheres adultas e se apresenta em diversos estágios de evolução. O principal fator é genético, isto é, a calvície é herdada do pai ou da mãe.


No caso das mulheres, diferentemente dos homens, os cabelos não caem aos montes, mas sofrem um processo de enfraquecimento e se tornam menores, mais finos e escassos. O quadro é mais comum depois da menopausa, pois os hormônios femininos têm sua produção diminuída. O desequilíbrio hormonal está diretamente ligado à queda.


Isso porque o afinamento e o enfraquecimento dos cabelos são resultados da combinação da enzima 5-alfa-redutase com a testosterona, um hormônio mais comum nos homens, mas também presente nas mulheres. A combinação dos dois resulta no DHT (di-hidrotestosterona), que age sobre as estruturas que fixam os cabelos na cabeça, os chamados folículos pilosos.


Geralmente, para que a calvície avance, é necessário que ocorra desequilíbrio hormonal, que pode ser causado por problemas da tireoide, gravidez, menopausa, uso de anticoncepcionais e ovário policístico, por exemplo. Ao notar a queda, a mulher deve procurar um médico, que vai pedir exames e descobrir a causa da calvície.


“O principal resgate é o da autoestima. O tratamento reverte o processo e pode ser feito via oral ou com loções, dependendo do caso. Além disso, é feito o estímulo de crescimento com suplementação vitamínica e substâncias de uso local”, diz o médico dermatologista Roberto Barbosa Lima.


É importante que o tratamento seja levado à sério, sem interrupção, pois os hormônios masculinos voltam a agir e o cabelo volta a cair.


Em casos avançados, o resultado pode variar, mas há também a possibilidade de transplante. Em todos os casos, deve-se evitar alguns fatores que contribuem para a queda de cabelos, como fumo, uso excessivo do secador, escova e chapinhas.


Já o medicamento finasterida, utilizado contra queda capilar em homens, não é indicado para mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1