segunda-feira, 6 de junho de 2011

SORTE GRANDE



SONHO DISTANTE: CHANCES DE ACERTAR SOZINHO EM JOGOS DE LOTERIA SÃO DE 1 EM ATÉ 50 MILHÕES; MESMO ASSIM, GENTE COMO SEU MUNIZ "PÉ QUENTE" DIZ JÁ TER TIRADO A SORTE GRANDE 40 VEZES
Ganhar na loteria e se tornar um milionário é o sonho de todo apostador. Mas para isso, no entanto, basta acertar os números sorteados eletronicamente. Falando assim, parece fácil, e frases como "só ganha quem joga" são ditas pelos apostadores convictos de embolsar os prêmios milionários oferecidos pelas loterias existentes no país. Mas será que é realmente tudo tão simples assim?

"A probabilidade de alguém morrer atingido
por um meteoro no Estado do Arizona
é maior do que a de ganhar sozinho na Mega Sena"
(Antônio Martins de Souza, matemático da USP)


Pelo menos para um por certo "Muniz Pé Quente", estudioso de apostas, sim. O "sortudo" disse já ter acertado 40 vezes na mega sena, utilizando seu "esquema" de jogo. Mesmo com seus truques, nenhuma das vezes que ganhou, “Pé Quente” conseguiu acertar o primeiro prêmio fazendo as seis dezenas, e desta forma, ficar milionário. Mesmo assim o apostador convicto não desiste. "Ainda vou acertar sozinho", diz.

AGULHA NO PALHEIRO
Ao apostar na Mega Sena, um dos jogos mais populares do País, com uma aposta simples, de seis números (R$ 1,50), a probabilidade de acertar as seis dezenas é de 1 em 50.063.860. Neste cenário, a chance de fazer a quina é de 1 em 154.518 e de 1 em 1.038 para a quadra.
Com aposta de sete números (R$ 10,50) a chance é de 1 em 7.151.980 para cravar a sena, 1 em 44.981 para a quina e 1 em 1.038 para a quadra.
"Ainda vou acertar sozinho"
(Seu Muniz "Pé Quente", que já dividiu o prêmio de loterias 40 vezes)

Os cálculos são do professor de matemática da Universidade de São Paulo, Antônio Martins de Souza, que, para exemplificar de modo mais concreto as chances de acertar num desses jogos faz a seguinte comparação: "Apesar de parecer piada, a probabilidade de morrer atingido por um meteoro no Estado do Arizona é maior do que a de ganhar sozinha na Mega Sena".
Matematicamente falando, quem apostara 1 jogo de 5 dezenas, a probabilidade de ganhar é de 1 em 24.040.016, o que corresponde a 0,0000042% de chances. Traduzindo, é preciso ser "pé quente', como o tal do Seu Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1