sábado, 11 de junho de 2011

FIM DE SEMANA DOS NAMORADOS



DIA DOS NAMORADOS: DATA CRIADA INICIALMENTE NOS EUA PARA HOMENAGEAR PADRE VALENTINO, RESPONSÁVEL POR REALIZAR CASAMENTOS ÀS ESCONDIDAS, CHEGOU AO BRASIL COM OUTRO PROPÓSITO, IMPULSIONAR AS VENDAS
O Dia dos Namorados surgiu, inicialmente, da comemoração aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, uma grande festa era realizada para agradecer a fertilidade da terra. Durante a comemoração, os rapazes costumavam colocar nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado, acreditava-se, corresponderia ao nome da futura esposa.

Nos Estados Unidos, como muitos casais eram impedidos pela família de se casar, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, para que eles não ficassem sem receber as bênçãos de Deus depois que fugissem para viver sozinhos.

Posteriormente, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre. Até hoje a data é comemorada nos Estados Unidos e na Europa como "o Dia dos Namorados".

NO BRASIL, DATA SEGUE ESTRATÉGIA: É COMEMORADA NO INÍCIO DO MÊS, QUANDO A MAIORIA RECEBE O SALÁRIO

Já no Brasil, a divulgação da data partiu da iniciativa do empresário João Dória, que havia tomado contato com a comemoração no exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia promover um "dia dos namorados" no Brasil, a fim de impulsionar as vendas. Para isso, escolheu-se o dia 12 de junho, já que a data antecede o do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas esse não foi o único motivo para a escolha. Como o dia 12 ainda marca o início do mês e fica próximo da data em que a maioria dos brasileiros recebe o salário, os empresários viram nessa combinação um dia perfeito para faturar alto.

SEM MOTIVOS PARA COMEMORAR: 30% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ SOLTEIRA

Apesar de o IBGE estimar que, atualmente, existam quase 53 milhões de pessoas solteiras com mais de 18 anos no País - número equivalente a 30% da população total brasileira -, a iniciativa de João Dória continua a surtir efeito comercial desde que entrou em vigor.

Para quem está passando o Dia dos Namorados sozinho, os especialistas recomendam: preocupe-se menos com a questão de estar só e concentre-se no que é preciso fazer para mudar essa situação. "Mas para amar alguém é preciso, primeiro, amar a si próprio. Do contrário, nada irá mudar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1