segunda-feira, 13 de junho de 2011

PESQUISA MOSTRA QUE, NO BRASIL, "ESTÁ CHOVENDO MULHER"



ÚLTIMO CENSO DO IBGE MOSTRA QUE, APESAR DE NASCEREM MAIS MENINOS NO PAÍS, POPULAÇÃO FEMININA ULTRAPASSOU EM 4 MILHÕES A MASCULINA; CAUSA ESTÁ NA MORTALIDADE MAIOR E NA MENOR EXPECTATIVA DE VIDA DOS HOMENS
Dados divulgados pelo último censo do IBGE, de 2010, mostram que o País tem, atualmente, 190.755.799 habitantes. O Censo mostrou, também, que a diferença entre o número de mulheres e de homens na população brasileira vem aumentando desde a última década e, hoje, a população feminina ultrapassou em 4 milhões a masculina, o que corresponde a cerca de 100 mulheres para cada 96 homens. Em números absolutos, o Brasil conta com 97.348.809 mulheres e 93.406.990 homens.
MENOS EXPOSTAS À VIOLÊNCIA, EXPECTATIVA DE VIDA DELAS É 6 ANOS MAIOR
De acordo com os responsáveis pela contagem, esse "excesso" de mulheres na população não se deve ao número de nascimentos, e sim ao de mortes dos homens, que, por estarem mais expostos à violência, acabam morrendo mais cedo. De forma geral, nascem mais meninos do que meninas nas maternidades de todo o País, mas, a partir dos 25 anos, a população feminina acaba prevalecendo.
"Nascem mais homens que mulheres, mas a mortalidade entre os homens, mesmo a natural, é maior que entre as mulheres", explica o presidente do IBGE, Eduardo Nunes. Ainda segundo ele, a diferença da expectativa de vida entre os sexos ultrapassa seis anos. "Contribui para essa distância a violência nos grandes centros urbanos brasileiros", diz Nunes.
A PESQUISA
Para chegar a esses números, o Censo visitou 67,5 milhões de domicílios em 5.656 municípios distribuídos num território de 8.515.692,27 km². Para a pesquisa foram investidos R$ 1,2 bilhão durante o ano de 2010, o equivalente a quatro dólares por habitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1