domingo, 18 de julho de 2010

Fobia de exames





Medo de agulhas e aparelhos usados para diagnósticos pode provocar até desmaios. Ressonância magnética está entre os mais temidos pelos pacientes

Passar por máquinas, agulhas, tubos e outros aparatos para chegar a um diagnóstico médico é algo naturalmente incômodo. Mas há quem vá além do desconforto e sinta um medo incontrolável. Essa fobia, que pode causar sintomas físicos e até impedir a realização do exame, está enquadrada como um dos tipos de transtornos de ansiedade.

Os sintomas de quem tem a fobia de médicos ou de exames vão desde um simples desconforto ou inquietação até tonturas, alteração do ritmo das batidas do coração, falta de ar, problemas gastrointestinais e desmaios.

“Todos esses medos têm uma razão comum, que é a ansiedade. De forma exagerada, ela causa prejuízo na vida e na saúde. Há pessoas que, por medo de fazer determinado exame ou mesmo por medo de saber o resultado dele, deixam de fazê-lo, arriscando piorar o quadro por falta de tratamento”, diz o psiquiatra Antonio Leandro Nascimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O medo pode estar relacionado com a sensação de dor, seja pelo uso de agulhas ou de aparelhos mais invasivos. Segundo Nascimento, os exames mais temidos são aqueles em aparelhos fechados, como os utilizados para realizar ressonância magnética (nele a pessoa fica deitada numa cama que entra em um tubo e tem duração de pelo menos meia hora).

“Quem tem claustrofobia não consegue fazer a ressonância magnética sem sedativos, pois sem eles não consegue ficar na máquina pelo tempo necessário, muito menos sem se movimentar, como é preciso”, afirma Renato Carvalho, radiologista da Rede D’Or de laboratórios e hospitais no Rio de Janeiro.

Para reduzir o mal-estar dos pacientes, a indústria de aparelhos de ressonância melhorou os equipamentos, deixando-os maiores (diminuindo a sensação de claustrofobia) e
mais rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1