MOTORISTAS X MOTOBOYS:QUEM TEM SIDO MAIS VIOLENTO COM QUEM? Atualmente, o Brasil conta com mais de 900 mil motoboys, o maior número do mundo. No Estado de São Paulo, eles já são cerca de 500 mil, e na capital, 200 mil. Os dados são do Sindimoto - SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo). Tão grande quanto o número de profissionais sobre duas rodas no País é o índice de acidentes envolvendo esses motociclistas. Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfico de São Paulo (CET), a quantidade de motociclistas mortos no trânsito da capital vem aumentando desde 2001, apesar do número geral de mortes na cidade ter caído. Em 2001, vinte e quatro motoboys morreram nas ruas da capital. Em 2008 foram 72. Atualmente, cerca de três motoboys perdem a vida diariamente na cidade de São Paulo. De acordo com os engenheiros de trânsito da capital, o grande número de mortes de motociclistas se deve, principalmente, ao crescimento da frota. Por dia, a cidade emplaca mais de mil novas motos, informa a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores. Com mais de 6 milhões de veículos, a frota da cidade já é a maior da América Latina e uma das maiores do mundo. Números tão expressivos levaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sancionar, em 2009, a lei que regulamenta o serviço de motofrete e de mototáxi no território nacional, o que também contribui para o recuo de mortes e acidentes envolvendo esses profissionais. De acordo com a regulamentação aprovada, os motoboys deverão trabalhar com colete dotado de refletores. As motos também deverão contar com mata-cachorro e antena ‘corta-pipa’. O baú utilizado para o transporte de carga deverá trazer faixas refletivas. Para exercer a profissão de motofretista, o candidato terá de ter 21 anos completos e dois anos de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A”.
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