terça-feira, 6 de abril de 2010

Motivos da deslealdade


Motivos da deslealdade
Há mais de 20 anos a antropóloga e professora Mirian Goldenberg orienta dezenas de pesquisas nas áreas de gênero, desvio, corpo e sexualidade. Autora de diversos livros, Mirian garante: “Não vivemos as estatísticas. Cada relacionamento tem suas particularidades.” Conte um pouco sobre suas pesquisas. Quando estava fazendo meu doutorado, há mais de 20 anos, quis pesquisar mulheres que vivem situações consideradas anormais para a nossa cultura. Então fui atrás das amantes de homens casados. Escrevi meu primeiro livro, “A Outra”, onde falo do sofrimento delas e do que elas querem. Logo depois passei a entrevistar homens que têm amantes. Para entender por que eles vivem uma relação extraconjugal. E o que as mulheres querem? Elas no fundo querem um companheiro fiel. As casadas, as amantes e as solteiras. O que os homens dizem às amantes? Dizem que são fiéis, que o casamento não está bem, que vivem uma relação de obrigação, que não têm coragem de se separar. Por que eles traem? Os homens se classificam como poligâmicos ou monogâmicos. Os que são poligâmicos dizem que é da natureza deles, que é impossível de controlar. Já os monogâmicos, quando traem, vivem uma crise muito grande. Eles não querem trair, mas traem em função de uma crise pessoal ou uma crise do relacionamento. Todos os homens que eu entrevistei tinham uma vida sexual plena com a mulher. O problema não é o sexo. O problema é o desejo de aventura, de ser admirado, respeitado. Eles querem ter algo que dizem não viver mais no casamento. E as esposas sabem, ou fingem não saber? Se elas sabem, preferem fingir que não sabem. É muito difícil se separar. O problema não é tanto moral. O problema é: como eu aceito um homem se eu sei que não sou a única? O que acha do estudo que liga traição e QI? Não é possível generalizar. Cada um tem seus motivos. Na minha pesquisa, 60% dos homens traem. Será que 60% dos homens têm o QI baixo? Acho que é um problema mais cultural do que do cérebro. Se 60% traem, o que as mulheres devem fazer? As mulheres devem saber que existem 40% que não traem. Uma das coisas que aprendi nesses 20 anos de pesquisa é que não dá para generalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1