sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Santidade ao Senhor no Templo de Salomão

Santidade ao Senhor

Como a pureza e a santidade podem contribuir para a sua vida?















Após a libertação do povo de Israel do Egito, descrita no livro de Êxodo, Deus revela no livro seguinte, de Levítico, os detalhes de como o homem poderia se aproximar e manter comunhão com Ele.
Começaria aí a jornada mais fascinante dos judeus: Um Deus Santo habitando entre um povo, que também deveria ser santo, instruído com uma Palavra Santa, com auxílio de sacerdotes e serviço santo, para assim obter a conquista e a preservação da sua Terra Santa. Mas, para isso, era necessário haver santidade.
Entendemos assim que, no passado, não eram as ordenanças ou o ritual o que purificava, mas, ao praticá-lo, a consciência deveria ser despertada para que a pessoa soubesse que não estava na presença de qualquer um. Cabia ao homem o temor para não brincar e não desprezar nada que fosse sagrado. As leis referentes ao culto, aos sacrifícios e votos, à terra, aos sacerdotes, ao povo, às festas, dentre outros, tinham como único objetivo separar a nação de Israel de todos os demais povos.
Por isso, em cada detalhe havia distinção – até nas vestes cuidadosamente escolhidas por Deus para o ofício no Tabernáculo. Cada peça era singular e tinha importantes significados. Ao usá-la, era impossível não perceber que se estava diante de uma pessoa incomum. Deus queria ser revelado de todas as formas, interiormente e exteriormente, como uma aliança: “EU mostro que SOU com vocês, e vocês, por sua vez, mostram que pertencem a Mim.”
A mitra do sacerdote
O último item do traje do sumo sacerdote, por exemplo, revelava a todos, mas principalmente a ele próprio, que a honra dada exigiria um preço: viver longe das impurezas e em consagração com o Senhor Deus.
“Também farás uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de selos: Santidade ao Senhor.” Êxodo 28.36
Essa lâmina assemelhava-se a um diadema contendo a inscrição Divina e seria usada continuamente em sua testa, na frente da mitra.
Segundo a neurociência, é nesta região, chamada de lobo frontal, que as decisões complexas são tomadas e se faz o planejamento das ações conectadas às suas intenções. Aquela lâmina presa à sua testa, de orelha a orelha, era para lembrar o sumo sacerdote de que todos os seus pensamentos e escolhas deveriam estar submetidos a um conceito espiritual. Ela seria como uma espécie de coroa sagrada, sendo um paradoxo para o mundo.
Diferentemente de reis, que exibem suas coroas imponentes no alto de sua cabeça aos demais, na fronte daquele servo, de maneira bem visível a Deus e aos homens, deveria estar impresso o único propósito de sua vida: viver em santidade com o Senhor.
Santidade ao Senhor no Templo de Salomão












Para nos lembrar desse preceito exigido por Deus, nos dias de hoje, na réplica do Templo de Salomão em São Paulo, a inscrição “Santidade ao Senhor” estará gravada no letreiro da parede acima da Arca e do Altar, locais em que os visitantes poderão aprender como essa pureza pode ser aplicada em suas vidas.
Na atualidade, os que pensam que a graça é o passaporte para um serviço sem ordem ou disciplina enganam-se, pois o sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio levítico. A antiga aliança, firmada na Lei, era transitória e inferior à nova aliança que vivemos hoje, pois esta é eterna e superior. A Lei foi uma preparação para a capacitação perfeita que viria por meio do sacrifício do Senhor Jesus. Um novo concerto foi feito, não com sangue de touros ou de bodes, mas com o Sangue do Cordeiro de Deus, o que torna nossa responsabilidade diante dEle incomparavelmente maior.
A santidade manifesta-se no caráter, no zelo diário com a vida espiritual: para os solteiros, na forma como portam-se no namoro; para os casados, como conduzem o matrimônio. Ela revela-se também na escolha das amizades, nas escolhas que se faz, etc. Enfim, não se limita ao comportamento perfeito apresentado na igreja (pelos frequentadores ou membros), mas, principalmente, fora dela.
Renúncia traz a santidade
A vida em santidade faz que se viva em uma nova dimensão e que se tenha novos alvos. Como Moisés, que ousou pedir para ver a glória de Deus. Ele já tinha visto manifestações grandiosas do Seu poder, mas sua sede agora era outra.
Nos nossos dias, não temos manifestações teofânicas de Deus, como no passado, em que Ele se revelava por meio de nuvens, fogo, voz e visões. Contudo, Ele se manifesta de forma muito mais poderosa, dando ao homem a oportunidade de conhecê-Lo e ainda receber o Seu Espírito Santo.
É por isso que a santidade requer renúncia. No passado, o sacerdote não podia entrar no Santo Lugar sem antes passar pelo altar do sacrifício e pela bacia de bronze para se purificar. E hoje e perpetuamente essa é a ordem para a vida de quem deseja servi-Lo.
















UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA
Em uma noite especial, foi preparado uma Santa Ceia e servida para os internos

O Pastor Geraldo Vilhena responsável pelo trabalho evangelístico nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, falou que é a maior cerimônia realizada na IURD e que as pessoas preparadas para participarem são aquelas que fizeram uma Aliança de fato é verdade com o Senhor Jesus, na oportunidade o Pastor Geraldo, fez uma oração levando os jovens a fazerem uma Aliança com Deus.

Em seguida os jovens aceitaram fazer uma Aliança Com Deus, então foi realizado um batismo nas águas confirmando a presença do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1