sexta-feira, 4 de abril de 2014

Você está preparado para envelhecer?

Projeto para a terceira idade está em várias unidades da Universal no Brasil








Eles são a cara do Brasil do futuro. Os brasileiros com mais de 60 anos de idade já somam 24,8 milhões de indivíduos. E o envelhecimento da população deve continuar. Em 2030, nosso país será uma nação de idosos: o grupo de pessoas de 60 anos ou mais vai ultrapassar o contingente de crianças com até 14 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a proximidade do Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de fevereiro, a Folha Universal mostra que se manter atualizado é a chave para envelhecer com qualidade de vida.
Ter vida longa é um privilégio que também traz desafios. À medida que a idade avança, cabelos brancos e rugas aparecem e são acompanhados pela diminuição dos reflexos e por movimentos corporais mais lentos. Apesar das mudanças físicas, a terceira idade não significa estagnação. Pelo contrário: essa é a fase de compartilhar experiências e de adquirir novos aprendizados.
Se antes muitos idosos passavam boa parte do tempo em casa, hoje eles sabem que podem continuar fazendo a diferença na sociedade mesmo depois da aposentadoria. Dar conselhos aos mais novos, ocupar postos de trabalho, fazer trabalho voluntário e decidir o futuro do País por meio do voto são apenas algumas das formas de atuação.













O aposentado Valmir Higino, de 69 anos, é um exemplo de que envelhecer não é sinônimo de ficar parado no tempo. Para acompanhar as novas tecnologias, Valmir participa das aulas de informática do Calebe, grupo que oferece atividades gratuitas para idosos da Universal. “Sempre trabalhei com máquina de escrever. Preciso aprender outras coisas, pesquisar na internet, trocar mensagens, entender as redes sociais. Ocupo a mente com atividades boas”, afirma Valmir, que divide o resto do tempo com a esposa, os filhos e netos.
O pastor Danilo Sgambatti, coordenador nacional do Calebe, explica que o objetivo do grupo é garantir a inserção dos idosos na sociedade e cuidar do bem-estar deles. “Muitos idosos ficam isolados, a correria da sociedade faz com que as pessoas não tenham paciência de dar atenção a eles. Nossa ideia é reunir, trocar aprendizado, conversar e mostrar que não estão esquecidos”, afirma o coordenador. Além das aulas de dança, artesanato, informática e dos passeios, o Calebe tem mais novidades para 2014: aulas de massagem, estética, cabeleireiro, pães e salgados já estão na lista.
Espantar a tristeza






Ela garante que conserva a empolgação da juventude. Aos 66 anos de idade, Josete Pereira da Silva comanda aulas de ginástica, alongamento e dança para idosos em Santo Amaro, na zona sul da cidade de São Paulo.
Com um sorriso no rosto, Josete diz que a atividade física modifica a vida de muitos idosos em poucas semanas. “As alunas chegam tristes, com dor na perna, doentes e com baixa estima. Muitas vivem sozinhas ou passam o dia assistindo TV. Aos poucos elas conseguem se alongar, passam a cuidar da aparência e a autoestima vai lá para cima, enquanto as mágoas vão embora”, comemora a professora do projeto Calebe.
Segundo Josete, muitas alunas conseguem emagrecer, reduzir as taxas de colesterol ruim e acabar com as dores. Além das aulas, as participantes trocam experiências e fazem parte de um chá da tarde. “A gente dança, brinca e conversa. Tenho alunas de até 86 anos e muitas pensam em se casar!”, brinca Josete.
A aluna Isabete Cavalcanti de Menezes, de 60 anos, comprova os benefícios da dança. “Eu pesava quase 80 quilos e em três meses cheguei aos 62 quilos só praticando as atividades. Já me sinto bem melhor”, comemora, enquanto faz aquecimento na bicicleta ergométrica, antes do início da aula.
Sem mágica
Para continuar avançando, entretanto, o idoso também deve se preocupar com a saúde. Afinal, não existe receita milagrosa de rejuvenescimento. O alerta é do médico Paulo Sergio Pelegrino, diretor do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “O envelhecimento é um processo natural e irreversível. Aos indivíduos, cabe cuidar bem de sua saúde ao longo de toda a vida e ter atitudes positivas”, ensina o médico. Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar o estresse são algumas recomendações do médico (veja outras dicas no boxe ao lado).
10 dicas para envelhecer sem estagnar
  1. Não espere a velhice chegar para cuidar da saúde e do bem-estar físico e mental. Você pode começar as mudanças hoje!
  2. Cultive relações prazerosas. Valorize seus amigos, mantenha contato com familiares, participe de encontros e festas de aniversário
  3. Mantenha-se atualizado. Leia jornais e procure compreender a situação de sua cidade e do País. Tente dominar as novas tecnologias
  4. Leia o Estatuto do Idoso para conhecer os direitos das pessoas com mais de 60 anos. Respeite os mais velhos e tente ajudar com pequenas atitudes, como ceder o assento no transporte coletivo
  5. Pense no futuro. Planeje sua vida econômica e a aposentadoria para chegar à terceira idade sem sofrimento. Fazer poupança e controlar os gastos são algumas dicas
  6. Visite seu médico , faça consultas e exames preventivos periódicos. Organize seu calendário de vacinação
  7. Mexa-se! Escolha atividades agradáveis de lazer e esporte, mantenha seu corpo ativo
  8. Adote uma alimentação balanceada. Evite alimentos industrializados, frituras, gorduras e sal em excesso. Coma muitas frutas, verduras e legumes e beba cerca de 2,5 litros de líquidos por dia
  9. Use a cabeça: preserve hábitos que exigem um trabalho intelectual, como ler, ir ao cinema, escrever, estudar idiomas e praticar jogos como palavras cruzadas e caça-palavras.
  10. Abandone o cigarro, passe filtro solar e evite bebidas alcóolicas em excesso



UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA

 Neste último sábado aconteceu um grande evento na Fundação Casa de São Paulo, realizado pelos voluntários da UNIVERSAL.
Os voluntários mostraram fé e solidariedade para os internos e famílias desta unidade.

 Para dar início do evento, foi feita uma oração para os internos e famílias.


 Na oportunidade os internos da Fundação Casa, cantaram lindas músicas de louvores para todos os presentes.

Ao final da apresentação o Grupo de Teatro da Força Jovem da UNIVERSAL, apresentou uma peça que tem o nome LEILÃO DE UMA ALMA.

Em seguida o Bloco de Ajuda aos Dependentes Químicos, composto por pessoas que eram traficantes e viciados em drogas, que se libertaram na UNIVERSAL e agora são palestrantes voluntários que ajudam os internos e famílias com seus testemunhos.


Para encerrar o evento foram distribuído Bolos, sorvetes e refrigerantes para todos os presentes.




As mães receberam kit com CD e livro do Bispo Edir Macedo.



Que o Senhor Jesus abençoe todos os funcionários da Fundação Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1