segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como lidar com a agressividade na juventude?

Grupos da Universal ajudam jovens a superar problemas típicos da idade


A agressividade é uma das defesas usadas por adolescentes para evitar dar satisfação aos pais enquanto vivem em um mundo só deles. Para os responsáveis, esse é um período cheio de desafios. Muitos pais acabam desistindo, seja por falta de paciência ou de atitude para uma conversa sincera. Alguns chegam a agredir os filhos e até expulsá-los de casa.
Para auxiliar os jovens, os grupos Turma Feliz Teen (TF Teen) e Força Jovem Universal (FJU) buscam discutir e resolver questões típicas dessa fase tão complexa da vida. Medos, expectativas, sonhos, problemas e autoestima são alguns dos temas tratados em reuniões semanais em todo o País.
No TF Teen, atividades como dança, esportes, dinâmicas e orações ajudam a reunir jovens entre 11 e 14 anos de idade.
"Dar exemplos positivos e dialogar com o jovem são atitudes que ajudam a reverter a agressividade." A opinião de Juliana Morselli, conselheira do TF Teen em São Paulo. "O adolescente precisa de atenção e de alguém que o ouça. Esse é o trabalho dos conselheiros. O jovem requer paciência e dedicação. Mostramos que somos amigos e o aproximamos de outros adolescentes que não são agressivos e que são felizes assim", explica Juliana.
Segundo a conselheira, o objetivo do TF Teen é estimular os jovens a viver novas experiências longe das drogas e de comportamentos agressivos.
Já os adolescentes a partir dos 15 anos podem contar com os projetos do FJU para mudar sua trajetória de vida. Com atividades de formação pessoal e profissional, o grupo consegue afastar comportamentos e sentimentos que levam muitos adolescentes a se tornarem agressivos. Segundo o pastor Lucas Castro (foto abaixo), responsável pelo FJU do bairro da Bela Vista, na capital paulista, a agressividade na adolescência é resultado de influências negativas. "O fato de o jovem ser agressivo pode ser reflexo de uma mente desocupada ou ocupada com coisas que não o ajudam, como, por exemplo, jogos violentos e pornografia", afirma.
O pastor destaca ainda que os pais podem procurar a Força Jovem em qualquer Universal no Brasil. "Oferecemos acompanhamento e orientação ao jovem, mas é importante que ele se sinta à vontade para participar, afinal, um jovem agressivo não quer ser contrariado. Procure motivá-lo a participar e nós iremos 'comprar a sua briga'", completa.
Lute contra o problema
Amor: O amor dos pais é muito importante. O adolescente precisa se sentir amado e protegido. Muitos jovens só conhecem brigas e isso se reflete em atitudes agressivas.
Atenção: Muitos pais ignoram o que seus filhos estão se tornando por falta de paciência, tempo e por medo do que poderão ter de enfrentar.
Perseverança: Os pais amam seus filhos mais do que qualquer outra pessoa. Se eles lutarem e buscarem a ajuda de Deus, a vitória será possível.
Paciência: Os filhos se transformam durante a adolescência e os pais precisam se aproximar deles para saber o que está acontecendo. É preciso ter paciência para “entrar” no mundo do filho.
Disciplina: Os pais precisam mostrar sua autoridade sempre que for necessário. É importante deixar claro para o filho que toda ação tem uma reação.






UNIVERSAL SOCIAL

SULA MIRANDA NA FUNDAÇÃO CASA DO BRÁS

























ALEGRIA A TODO VAPOR
Tarde com muito louvor na Unidade Topázio Brás, o Pastor Geraldo Vilhena, Obra Eunice e Nelson os voluntários da IURD forneceram aos funcionários e internos algo especial, confiram.
Pr. Antônio (IURD de Bela Vista) com sua pregação levou os internos a reflexão, sobre duas estradas uma que nos leva ao caminho bom e a outra ao caminho mal. Que no percurso de nossas vidas temos que fazer escolhas e muitas das vezes escolhemos a estrada que nos leva ao caminho mal.
Mas isto não quer dizer que não podemos fazer uma "conversão" e optar pela estrada que leva ao caminho bom.
Após esta reflexão fez uma oração convidando os internos a entregarem suas vidas ao Senhor Jesus e esquecerem o passado e começar vida nova.
Obreiro B.A do Força Jovem Brasil otimizou os internos, fazendo uma comparação de sua própria vida com as vidas dos internos e o que ele passou era parecido com a história de muitos. A atitude tomada por ele revolucionou sua vida e lhe trouxe motivos de felicidades e estímulo. Que o amigo que hoje ele tem (Senhor Jesus) orienta diariamente no caminho a seguir.
Que para ser um jovem de Deus não precisa ser careta, você pode fazer as coisas que te fazem bem (cantar, estudar, tocar um instrumento, etc) desde que sua consciência esteja focada no Amigo (Senhor Jesus), este é o segredo de um futuro brilhante.
A cantora Sula Miranda alegrou a tarde com canções que fazem bem ao coração e relatou sobre seu testemunho de vida, momento que chamou a atenção dos internos.
Grupo Vozes (Força Jovem Brasil) também contribui agitando a galera e mostrando que no nosso meio sempre descobrimos talentos e nasce um novo adorador. Tudo isso com muito bolo e refrigerante oferecido a todos os presentes. Esta grande festa contou com aproximadamente 130 internos.
Marta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1