sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vencendo o trauma


Pedro Henrique precisou da atenção das educadoras para superar a fase de brigas dos pais



























Itala Karine Fernandes de Azevedo não esquece a tristeza que teve de enfrentar ao ver o filho traumatizado com as brigas que aconteciam entre ela e o marido. Pedro Henrique, na época com 5 anos, vivia isolado em casa, chorando e pedindo para os pais pararem de brigar. Na escola, não estudava e não interagia com outras crianças.


O período de brigas durou um ano, mas os males psicológicos não foram superados com facilidade. Nem mesmo com a ajuda de um psicólogo. Além de problemas de comportamento, dentro e fora de casa, Pedro Henrique foi reprovado dois anos na escola e só melhorou com a ajuda das educadoras da Educação Bíblica Infanto-juvenil (EBI).


“Agradeço até hoje a transformação do Pedro. O carinho e a orientação das educadoras mudaram totalmente o meu filho. Ele é mais atencioso em casa, mais estudioso na escola e, principalmente, mais envolvido com a Palavra de Deus. Hoje, com 12 anos, ele é do TF Teen e está muito mais comprometido com a família”, diz Karine, aliviada.


A psicóloga Lúcia de Souza, especialista em psicologia infantil, observa que um dos caminhos para que uma criança supere o trauma de uma relação ruim entre os pais é conversar várias vezes e sempre que necessário, favorecendo um espaço emocional para que possa expressar livremente seus sentimentos, sem críticas ou julgamentos.


“Muita gente acha que não se deve tocar no assunto, mas é completamente o inverso. Quanto mais a criança falar, mais vai aliviar sua dor e se conscientizar de que não teve culpa. Ao contrário do que possa parecer, uma criança é extremamente exposta a traumas. Elas percebem, com facilidade, uma relação ruim entre os pais. Isso influencia e muito o lado psicológico e pode alterar demais o seu comportamento. Pequenas discussões podem marcar por muito tempo a cabeça dessa criança. Imagine brigas sérias, com violência”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1