quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projeto Nova Canaã comemora resultados


Em dois dias de festa, crianças são presenteadas e assistem com os pais à retrospectiva do trabalho em 2012


Em todo o País, a maioria das crianças está de férias. Em Irecê (BA), no colégio do Projeto Nova Canaã, não é diferente e a chegada do recesso escolar teve um significado especial. Em dois dias de festa, pais e alunos fizeram um balanço do ano de 2012 de forma divertida e recheada de presentes. Há 13 anos, crianças carentes da cidade do interior da Bahia recebem gratuitamente aulas regulares, participam de oficinas e praticam esportes. Hoje, 550 alunos estão matriculados no projeto. Recentemente, cerca de 700 familiares de alunos se encontraram no Projeto Nova Canaã para tomar conhecimento dos resultados do ano letivo, ocasião em que participaram de uma reunião especial durante a qual assistiram a um vídeo com a retrospectiva de 2012 e os planos para o futuro do projeto. Eles também assistiram a uma apresentação dos filhos e fizeram um gostoso lanche. 

“O projeto é a única oportunidade de garantir um futuro melhor para os nossos filhos”, afirmou Maria Aparecida Pereira da Silva, de 36 anos, mãe de Michelle, de 8, presente ao evento. Ela, que não sabe ler nem escrever, pediu à filha que fizesse uma carta de agradecimento para a assistente social do projeto, Vanice Pau Ferro.


Para a assistente, demonstrações de carinho como essa são “o reconhecimento por todo o esforço feito durante o ano para que tudo desse certo”. 

Na manhã seguinte, os pequeninos chegaram à fazenda e tomaram o tradicional café da manhã reforçado: iogurte, pães, queijo, presunto e bolo, quase tudo produzido dentro da própria fazenda. Em seguida, eles se reuniram no pátio da escola para assistir às apresentações dos colegas, que incluíram balé, street dance, coral em inglês e em espanhol.

Padrinhos foram generosos 


Durante o mês de dezembro, a Rede Record promoveu uma campanha entre os funcionários. Cada um, voluntariamente, adotaria uma criança e doaria presentes. Os “afilhados” receberam dos “padrinhos” roupas, sapatos, tênis e brinquedos, como bonecas e jogos. 

“Eu já sabia que ia ganhar presentes, mas não esperava que fossem tantos”, contou Lailane Félix, de 11 anos, que recebeu calça, blusa, sapatilha e uma boneca, além de uma caixa de chocolates e um conjunto de elásticos de cabelo. 

Para muitas dessas crianças, as férias escolares são um período de insegurança, quando não encontram em casa o apoio material e psicológico dado pelo Projeto. Entre lágrimas, Vivian Priscila, de 12 anos, diz não querer jamais sair do Projeto Nova Canaã. “Mãinha chega a se emocionar quando pensa como ele mudou nossas vidas”, diz a menina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1