terça-feira, 3 de janeiro de 2012

VAIDADE MASCULINA


PRODUTOS PARA CABELO, PELE E ATÉ ITENS DE MAQUIAGEM VOLTADOS PARA O PÚBLICO MASCULINO JÁ CORRESPONDEM A MAIS DE 50% DAS VENDAS NAS LOJAS DE COSMÉTICOS; "TANTA VAIDADE NÃO É PARA ATRAIR MULHERES, E SIM EGOCENTRISMO", DIZ O CRIADOR DO TERMO "METROSSEXUAL"



HOMENS DEMASIADA E ASSUMIDAMENTE VAIDOSOS JÁ TÊM UMA DENOMINAÇÃO PARA CHAMAR DE SUA: metrossexuais. Criado no início dos anos 90, o neologismo surgiu do espírito irrequieto do escritor inglês Mark Simpson, em artigo escrito para o jornal "The Independent". Simpson juntou as palavras 'metropolitano' e 'heterossexual', para designar os homens que vivem no meio urbano e têm preocupação exagerada com a aparência. E o nome caiu no gosto popular. Não pela criatividade de seu criador, mas graças ao crescimento exponencial de homens declaradamente narcisistas.

"A IDEIA DE QUE A VAIDADE MASCULINA

TEM COMO OBJETIVO ATRAIR MULHERES

É UMA INVENÇÃO DA PUBLICIDADE"

(Mark Simpson, criador do termo "metrossexual")

"METROSSEXUAL NADA MAIS É DO QUE O NARCISISTA DOS NOVOS TEMPOS", diz o escritor, que garante que a publicidade tratou de dar novos rumos ao neologismo, que, originalmente, não estabelecia nenhum paralelo com a qualidade de homem de espírito sedutor irredutível. "A ideia de que o metrossexual é sempre hétero e que seu cuidado com a aparência tem o objetivo de atrair as mulheres é uma invenção da publicidade", explica Simpson.

SEGUNDO O ESCRITOR, O HOMEM EXCESSIVAMENTE VAIDOSO SURGIU NO PERÍODO PÓS-GUERRA, quando o capitalismo se estabeleceu como sistema predominante. A partir de então, tal como as mulheres, os homens começaram a folhear as revistas masculinas para se adequarem aos padrões da moda, deixaram de cortar o cabelo no barbeiro e passaram a frequentar com mais assiduidade os institutos de beleza.

"O HOMEM VAIDOSO NÃO QUER ATRAIR MULHERES

ELE ESTÁ MAIS PREOCUPADO É COM O PRÓPRIO EGO"

(IDEM)

PROVA DISSO É QUE PRODUTOS PARA CABELOS, PELE E ATÉ ITENS DE MAQUIAGEM voltados para o público masculino já representam 50% das vendas nas principais redes de cosméticos do País. Quase 2.500 desses estabelecimentos já contam com grupos de funcionários treinados exclusivamente para dar atendimento aos homens. "Usamos também um código de cores para que a linha masculina possa ser identificada rapidamente", explica a gerente de vendas de uma dessas lojas.

QUANDO INTERROGADOS, A MAIORIA DOS "CONSUMIDORES DE BELEZA" confessa que o excesso de preocupação com a aparência não tem como finalidade conquistar mulheres. "O metrossexual de verdade está com a atenção totalmente voltada para si, e pouco tempo tem para gastar conquistando mulheres", defende o próprio criador da gíria.

2 comentários:

  1. Tudo que entra no exagero torna-se doentio

    as pessoas nem percebem que estão escravas a

    própria imagem.

    ANA MARIA ALMEIDA

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  2. Não é pecado se cuidar, o que é, é a pura vaidade, é lindo um homem com barba bem feita, bem perfumado, isso não é vaidade, mais quando ele deixa de fazer outras coisas, para simplesmente ficar passando cremes, é ficar horas a fio em frente ao espelho, isso é ridículo e sem cabimento!!!!!

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