domingo, 9 de dezembro de 2012

Terapia virtual




Cresce número de psicólogos que oferecem atendimento online. Até outubro, 196 pediram autorização para aderir à prática

Psicoterapia, ou simplesmente terapia, como é conhecida a prática, não está mais limitada a quatro paredes. Nada a ver com quebra de confidencialidade do paciente, ponto protegido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. E, sim, resultado do avanço tecnológico e da massificação da internet, que animam cada vez mais os profissionais a oferecer seus serviços pelo mundo virtual, com sessões de terapia à distância. 


Segundo levantamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o número de psicólogos que solicitam o cadastramento para atender online vem aumentando gradativamente. Em 2011, foram 184 pedidos e até outubro deste ano, mais 196. “Tem sido muito bom para a categoria e também para quem recebe o serviço”, avalia Aluízio Brito, membro do CFP. 


Não há restrição quanto aos dispositivos que podem ser utilizados na consulta. As resoluções mencionam isso de forma genérica. Na terceira e última resolução, que passa a valer a partir do próximo dia 25, fala-se apenas em “meios tecnológicos de comunicação a distância”. A terapeuta Riva Gelman, por exemplo, optou pelo Skype, que permite conversar ao vivo pela câmera do computador, com terapeuta e paciente se vendo simultaneamente. “Não senti diferença. O vínculo foi igual. O respeito, o tempo e o espaço (dedicado) à pessoa, também.” Com 34 anos de experiência, ela está habilitada a trabalhar com a nova modalidade desde junho. “Vi que tinha espaço e necessidade para esse tipo de atendimento”, analisa.


Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI) da PUC-SP, que coordena um grupo de atendimento virtual desde 1997, cita a importância do atendimento online para brasileiros que vivem no exterior ou em algum lugar isolado do País, com acesso à internet, mas não a um serviço de psicologia. “É bom para pessoas que têm um tipo de atividade sem rotina, como uma comissária de bordo, cada hora em um canto, viaja muito a trabalho, que não consegue manter a regularidade”, exemplifica.


Segundo a especialista, o canal virtual é importante para aqueles que jamais se aproximariam de um terapeuta no mundo real. “Chegam até nós pessoas que têm questões com sexualidade complicadas, como pedofilia, e dizem que não conseguem ir até o consultório. Nesses casos, muitas vezes o trabalho é fazer um preparo para que essa pessoa realmente consiga chegar a um atendimento presencial”, diz.


Nenhum psicólogo tem permissão para desenvolver o processo psicoterapêutico somente por computador. Mesmo 12 anos após a primeira resolução, de setembro de 2000, o CFP segue reticente, principalmente quanto à eficácia da prática e à segurança dos dados trocados virtualmente. “As pessoas se casam pelo computador, namoram, é possível avançar pela psicoterapia, mas com conhecimento e cautela”, diz Ana Bock, professora de Psicologia Social da PUC-SP e presidente do CFP na assinatura da resolução de agosto de 2005, ainda vigente. 




“Provou-se (naquela época) que não havia segurança, garantia de sigilo ou linguagem padronizada. E a avaliação dos pesquisadores foi de que não havia a possibilidade ainda de se fazer uma coisa qualificada. Ao mesmo tempo, entendeu-se que muitos serviços podiam ser prestados”, esclarece Ana.


Por isso, as sessões são (e continuarão) limitadas e com caráter pontual. Atualmente existe uma recomendação informal para 10 e, a partir do fim do ano, estará especificado para até 20. “Ainda acho pouco”, contesta Riva. “A pessoa tem um sofrimento, quer lidar com isso, como posso apressar o seu ritmo, dizer que o tempo está acabando? Cai na mesma limitação que os convênios, que impõem um número de consultas. É contraproducente”, opina. 


Brito esclarece que o atendimento online é “para questões específicas, mais imediatas, como antes de uma cirurgia, para lidar com uma crise de pânico”. O conselheiro tem reservas quanto à liberação total. “Imagina um choro, um grito. Dependendo de onde a pessoa está, vai a família correndo ver o que é, e lá está o psicólogo do outro lado. O processo psicoterapêutico desencadeia situações profundamente inesperadas e precisaria de intervenções que vão para além da fala, como relaxamento, por exemplo.” Rosa diz que estudos já mostram que é possível fazer o processo virtualmente. “Mas o conselho não especifica quando esses estudos seriam considerados suficientes, qual o número ou o teor para serem levados em conta para uma mudança maior da medida”, critica. “A que entrará em vigor nada mudou, só a redação está mais detalhada.”


Veja como escolher um psicólogo online


Para atender virtualmente, os psicólogos precisam estar cadastrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP). O órgão só concede a autorização a quem seguir todos os requisitos, como o respeito ao limite de sessões e o caráter pontual, devidamente esclarecidos no site.


Até 25 de dezembro, para se certificar de que o profissional está cadastrado, deve-se procurar em seu site um selo quadrado, azul, que diz “PSI CREDENCIADO”. Basta clicar para conferir se foi redirecionada para a página do CFP, onde terá os dados detalhados confirmando a certificação.


Outra opção, provavelmente a única após esta data, será pesquisar o nome ou o site do psicólogo no endereço do CFP que lista todos os autorizados a prestar o serviço. Neste link, no canto esquerdo:http://selo.cfp.org.br/credenciamento/









Dia de festa, aniversário da Fundação CASA Itaquaquecetuba casa dois e Sra. Wanda (Diretora da Unidade) relatou sua felicidade do trabalho dos Voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus com os internos.







 A Coordenadora Pedagógica Juraci, o Professor Sidney e a Agente Educacional Katiane mostrou com satisfação o que a unidade oferece para os internos ajudando a formação desses jovens. Exemplo sala de computação, sala de exposição de tarefas manuais, sempre seguindo a Missão, Valores e Visão consensados pelos responsáveis da Unidade CASA.Sendo: Missão: Executar a medida socioeducativa de forma humana e respeitosa; Valores: Solidariedade, justiça, ética, protagonismo e paz; Visão...: A unidade pretende que a educação em suas diversas formas, seja o eixo norteador desses jovens. Tudo isto feito com muita seriedade, comprometimento e carinho pois o futuro destes jovens são de prioridade para a Fundação.Não poderia faltar nesta festa os familiares dos internos que receberam os serviços de cabeleireiros (voluntários da IURD), a apresentação musical da cantora Joyce, algodão doce, salgados, lanches, refrigerantes e bolo. Pr. Geraldo Vilhena coordenador de evangelização em unidades da Fundação Casa de São Paulo, fez uma oração especial pelos familiares e internos levando uma palavra de esperança e solidariedade.Descobrimos que os salgadinhos foram feitos pelos internos (Que Maravilha!) mais uma oportunidade de trabalho que a fundação proporciona. Todos os funcionários, familiares e internos ficaram felizes e satisfeitos, agradecendo aos voluntários da IURD.Parabéns CASA Itaquaquecetuba, por mais um ano de funcionamento e que esta parceria IURD e FUNDAÇÃO CASA tenha como resultado Jovens Alegres e reintegrados a sociedade.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1