segunda-feira, 7 de maio de 2012

"VOCÊ NÃO VALE NADA, MAS EU GOSTO DE VOCÊ"


BRASILEIROS ESTÃO MAIS FIEIS, MOSTRA PESQUISA; APENAS 20% DELES ADMITEM TER UM OU MAIS RELACIONAMENTOS EXTRACONJUGAIS, CONTRA 65% DOS NORTE-AMERICANOS


QUANDO ANALISADAS APENAS AS MULHERES, A SITUAÇÃO SE INVERTE; ELAS ESTÃO TRAINDO MAIS, TANTO NO BRASIL QUANTO NO RESTANTE DO MUNDO OCIDENTAL

Uma recente pesquisa dirigida por uma das mais conhecidas especialistas em separações conjugais dos Estados Unidos, Emily Brown, diretora do Key Bridge Therapy and Mediation Center em Arlington, mostrou que cerca de 60% das americanas têm um ou mais relacionamentos extraconjugais. Praticamente o mesmo cenário se repete entre os homens: aproximadamente 65% relatam manter algum tipo de relação afetiva fora do casamento.

No Brasil, ao contrário do que se imagina, os casos de traição conjugal vêm diminuindo nos últimos anos. Segundo o psiquiatra Gley Costa, a infidelidade dos brasileiros é mais comum em momentos em que os casais passam por momentos que ele chama de "desajustes" ou "crises", diferentemente dos americanos, que traem mesmo quando tudo parece estar bem. Apenas 20% dos 4.500 brasileiros ouvidos, incluindo homens e mulheres, confessaram manter relações extraconjugais mesmo quando o casamento não está em crise.

TRAIÇÃO FEMININA EM ALTA

Apesar de as pesquisas mostrarem que os brasileiros são mais fiéis que os americanos,  Gley Costa, por meio de uma pesquisa desenvolvida em parceria com o Projeto Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), que ouviu 3 mil pessoas em vários estados brasileiros, concluiu que, apesar da queda geral de traições, quando analisado apenas o comportamento feminino a situação se inverte: elas estão traindo mais. Atualmente, elas representam cerca de 52% dos integrantes dos declarados infiéis.

DESCOBERTAS E REAÇÕES

Ainda de acordo com Costa, a reação ao descobrir que se está sendo traído pouco mudou ao longo dos anos. "O homem se sente envergonhado e tem sua masculinidade diretamente atingida e até diminuída, enquanto as mulheres partem para a briga e questionam sua capacidade de amar", explica.

Com relação ao perdão, elas continuam sendo mais toleráveis. Aproximadamente 70% delas disseram que perdoariam o parceiro por traição, contra apenas cerca de 30% deles. Além da tolerância maior à infidelidade, a pesquisa mostrou que elas também são mais habilidosas na hora de esconder que têm outra pessoa. "Os homens são bem menos cuidadosos, talvez por questões culturais. Eles são ensinados desde crianças que é homem trai mesmo, e até que é ‘qualidade’ agir assim", diz Costa

CIÚMES

Quando o assunto é o ciúme, no entanto, o quadro se inverte. As mulheres não conseguem esconder o que estão sentindo. "O ciúme é sempre mais evidente nelas, ao contrário dos homens, que conseguem administrar bem melhor essa emoção", diz Costa. Com relação a qual sexo é mais atingido pelo ciúme, as pesquisas mostram que homens e mulheres são atingidos por ele quase que na mesma proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1