sábado, 12 de maio de 2012

Casamento forçado

A indiana Laxmi Sargara, de 18 anos, conseguiu um feito, até onde se sabe, inédito no país: anulou seu casamento, arranjado quando ela era um bebê
Apesar de ilegais, os matrimônios forçados ainda são comuns em algumas regiões da Índia. O de Laxmi foi acertado por seus pais no estado do Rajastão, ao norte, quando tinha apenas 1 ano de idade. Rakesh, seu marido, era um pouco mais velho à época, tinha 3.


Ela só entendeu que já estava casada recentemente, quando seus sogros a "exigiram". Tentou, em vão, apelar a seus pais para que cancelassem tudo. O socorro veio de uma ONG (organização não governamental), que trabalhou para convencer o cônjuge, no início reticente, a assinar uma anulação.


O casamento forçado não é exclusividade dos indianos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), países em desenvolvimento têm mais de 60 milhões de mulheres que "se casam" na infância, antes dos 18 anos. A instituição tenta prevenir novos casos com proteção e educação nas unidades de assistência emergencial, como fez no Paquistão em dezembro, após inundações na província de Sindh.


A Organização das Nações Unidas (ONU) ainda colabora com encontros para debater o tema e compartilhar histórias. Em Malawi, por exemplo, uma garota de 12 anos foi abusada por um parente. Quando seus pais souberam, exigiram uma cabra como reparação. A violência gerou uma gravidez prematura que, sem o tratamento médico adequado, levou a menina à morte.


Entidades como a Coalizão Internacional pela Saúde da Mulher alertam que, exatamente, por isso, matrimônios combinados, sem consentimento dos menores, são uma grave violação aos direitos humanos. Há riscos de saúde, como problemas na gravidez e chance de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de complicações sociais e educacionais.


A prática é condenada pela ONU, mas precisa ser combatida também nas regiões mais ricas do mundo. A Grã-Bretanha divulgou pesquisa, realizada em 2011, que revelou que nos 400 casamentos forçados descobertos foi encontrada até uma criança de 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1