sexta-feira, 6 de maio de 2011

ESTÉTICA



APESAR DE AMPLAMENTE DIFUNDIDAS E ATÉ COMERCIALIZADAS, MEDICINA TRADICIONAL NÃO RECONHECE A EFICÁCIA DA MAIORIA DAS "FÓRMULAS MÁGICAS" DE BELEZA E EMAGRECIMENTO
FRAQUEZA, INSÔNIA, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E MAL-ESTAR GERAL SÃO APENAS ALGUNS SINTOMAS EXPERIMENTADOS POR QUEM DECIDE SE AUTOMEDICAR

“Vai um milagre aí?” Essa parece até frase de vendedor ambulante, mas é mais ou menos isso o que estão prometendo as inúmeras “fórmulas e dietas milagrosas”, que prometem uma transformação radical do corpo e da mente num passe de mágica. Tem a dieta milagrosa da sopa, da lua, do sol, do arroz, do alfabeto, das cores e outras ainda mais exóticas, como a de Beverly Hills, e, pasmem, a da “Estátua da Liberdade”. Mas será que elas realmente funcionam?

“Promessas do tipo ‘perca sete quilos
em uma semana’ são pura mentira”
(R.T.B. Médico do HC de São Paulo)

Para a medicina tradicional, nenhuma dessas dietas citadas, bem como a maioria das divulgas em comerciais de TV, tem comprovação científica de que trazem algum resultado, ou seja, emagrecem e controlam o peso de forma saudável. E é exatamente isso o que defendem os médicos e nutricionistas do Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo esses profissionais, “não existe milagre, nem uma fórmula para perder peso significativo em apenas cinco semanas”.

“Fraqueza, insônia e falta de concentração
são só algumas das reações
adversas das dietas milagrosas”
(idem)
Quando interrogados sobre as promessas de emagrecimento, sustentadas por médicos credenciados e divulgadas em revistas de grande circulação e até na tevê, os profissionais do HC sustentam a opinião. “Promessas do tipo ‘perca sete quilos em uma semana’ são pura mentira. Você apenas se desidrata e, ao perder seu estoque de glicogênio muscular, tem falta de energia para realizar atividades simples do cotidiano. Fraqueza, insônia e falta de concentração também são manifestações comuns dessas promessas”, explicam.

ANVISA INTERVÉM E TIRA DO MERCADO “PRODUTOS MILAGROSOS”

Por conta da grande disseminação das “dietas mágicas”, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está tirando de circulação grande parte desses produtos. É o caso, por exemplo, de alguns suplementos que prometem queimar gorduras localizadas. Médicos endocrinologistas explicam que o corpo queima gordura de forma geral e que, portanto, essa é uma promessa mentirosa, sem nenhuma comprovação científica.

Apesar de desanimadora, a recomendação dos profissionais de saúde para quem quer um corpo esbelto já era esperada. “É preciso disciplina, força de vontade, esforço e a ajuda de um especialista competente. Mágica, definitivamente, não existe.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1