terça-feira, 16 de novembro de 2010

IURD informativo sua vida. O perigo em suas mãos.


Companheira inseparável das mulheres, a bolsa, levada diariamente a tiracolo, contém milhares de bactérias que podem ser verdadeiras vilãs da saúde. “Como todo objeto que passa por diversos lugares, as bolsas podem funcionar como sondas que recolhem vestígios de contaminação”, diz o doutor em microbiologia João Tórtora, professor da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.

Além de coliformes fecais, bactérias encontradas nas fezes humanas e animais, “pode- se encontrar nesses objetos a bactéria Staphylococus aureus, que possui algumas linhagens perigosas ao ser humano, e a Klebsiella sp, uma mutação das superbactérias”, afi rma Luiz Simeão, professor e doutor em microbiologia, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Após rodar pelas ruas, fazer paradas no chão do ônibus e na pia de banheiros públicos, as bolsas se tornam caronas para germes e bactérias, cujo destino final é quase sempre a mesa de trabalho, ou, pior ainda, a de refeição. “Em
contato com o corpo,os microorganismos podem causar diferentes infecções, como conjuntivite, tersol (ambas nos olhos) e otite (nos ouvidos). No trato digestivo, podem ocorrer diarreia e cólicas intestinais. Além disso, diferentes micoses podem surgir devido à presença de fungos”, completa Tórtora.

O perigo não está só na parte externa do acessório. Dentro das bolsas, o dinheiro, os alimentos, e o celular também são importantes fontes de bactérias. “Em algumas cédulas de baixo valor, é possível encontrar quantidades de microorganismos até quatro vezes maiores do que aquelas toleradas pelo corpo”, alerta o professor da Universidade Gama Filho.

Segundo Simeão, carregar alimentos dentro da bolsa é arriscado. “A presença de microorganismos, a temperatura ambiente e as condições de umidade no interior do objeto podem facilitar a proliferação das bactérias.” O celular, por estar em contato direto com a boca e ser um objeto bastante manipulado,é também um grande vilão para a saúde.

Para evitar contaminações bacterianas, é importante manter a limpeza da bolsa e dos objetos. O cuidado com as mãos é essencial. “O ideal é lavá-las
bem depois de tocar nesses objetos e, principalmente, antes das refeições. Uma lavagem de 1 minuto já é suficiente para reduzir as quantidades de microorganismos a níveisaceitáveis”, diz Tórtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1