sexta-feira, 25 de julho de 2014

Você tem um emprego ou uma carreira?

Veja dicas para identificar a diferença e mudar sua vida







Todos almejam uma ocupação que lhes dê tranquilidade financeira e estabilidade, mas, estar empregado não quer dizer, necessariamente, estar na trilha de uma trajetória de sucesso.
A verdade é que grande parte das pessoas possui trabalho, mas não uma carreira. Muitos têm empregos e não são felizes. Trabalham em áreas que não lhes agradam e apenas cedem a sua força de trabalho à empresa.
Como existem diferenças entre ter emprego e uma carreira, aqui vão algumas dicas para perceber o que está errado e mudar:
1 – Você faz o que deve ser feito e só?
Se for esse o caso, trata-se apenas de “cumprir a tabela” com as habilidades e força de trabalho, e ponto final. Porém, a carreira requer movimentação e crescimento. Estar estagnado na mesma função há um bom tempo, não ter mudança de responsabilidades nem encarar novos desafios revelam que o profissional está fazendo apenas o que deve ser feito e não demonstra a menor perspectiva de que poderá ir além disso.
2 – Você aprende no seu cotidiano?
A diferença entre emprego e carreira está ligada ao aprendizado. Quem está aprendendo está se desenvolvendo na carreira. Pense: há quanto tempo você não aprende algo novo na sua função ou sobre a sua empresa? Muitas vezes, o profissional está na mesma função, mas vai se tornando mais sênior, começa a ser chamado para reuniões, recebe atribuições ligadas a tomadas de decisão. Nesse caso, há desenvolvimento de carreira.
3 – Você está tão absorvido por tarefas cotidianas a ponto de nunca inovar?
Perceba que o profissional que não se empenha em fazer diferente, dentro da função que exerce, acaba não criando coisas novas, não traz algo de diferente para a rotina do escritório, não apresenta novas ideias e sugestões de como executá-las. Trazer ou procurar novas práticas é uma maneira de influenciar pessoas e se tornar uma referência.
4 – Você têm objetivos definidos e sabe qual o próximo passo a ser dado?
A falta de foco e de metas representa um problema sério. Quem está em um emprego e não tem a visão de construção de uma carreira, não faz a mínima ideia de qual é o seu próximo passo. Quem não toma as rédeas da sua trajetória, não planeja e acaba ficando refém do que a empresa decide para a vida profissional.
5 – Você desenvolve habilidades que o levem a uma meta?
Se o movimento é o principal divisor de águas entre emprego e carreira, aquele que cria condições propícias para a sua evolução demonstra que está atento à sua trajetória profissional como um todo.
6 – Você acredita que pode atingir seus objetivos?
A falta de fé em si mesmo barra o desenvolvimento de qualquer carreira. As pessoas até sonham em chegar ao topo, mas, com frequência, não acreditam ser capazes de conseguir. Aqui fica explícita a distinção entre sonhar com uma posição e planejar-se para chegar a esse objetivo.






Exemplo de foco e fé
O profissional de marketing Gledson Freitas (foto ao lado, com a esposa), de 33 anos, é um exemplo de como estabelecer metas e buscá-las. Em seu trabalho, ele tem focado na carreira há bastante tempo para ascender profissionalmente. “Crescer na profissão sempre foi meu objetivo, mas eu tinha um pouco de receio.”
Ele revela que aprende diariamente em sua atividade profissional e, além disso, participa do Congresso Empresarial na Universal. “Depois de ir aos encontros, eu me senti mais confiante para realizar o meu trabalho.”
A partir disso, o jovem encontrou forças e teve perseverança para não desistir de seus objetivos. As mudanças logo começaram a acontecer. “Eu conquistei um cargo há muito tempo almejado. Hoje sou diretor acadêmico e tive uma melhora financeira muito grande.”
Com 10 anos de casado, Gledson e a esposa conseguiram realizar um grande sonho. “Fizemos uma viagem internacional e também mobiliamos toda a nossa casa, como planejávamos havia muito tempo. É só vitória”, comemora o rapaz.
Fé e soluções
Mas, em muitos casos, o sucesso financeiro não chega por meio do emprego. O que fazer nessas situações? Há alternativas? O bispo Jadson Santos, responsável pelo Congresso Empresarial na Universal da Avenida João Dias, na capital paulista, afirma que sim.
De acordo com ele, infelizmente, muitas pessoas não conseguem alcançar o sucesso porque pensam pequeno. “O emprego pode ser o começo para quem quer prosperar, mas a pessoa não pode se acomodar nessa situação, porque é difícil você ver um trabalhador bem-sucedido.”
De acordo com o bispo é raro o trabalhador, no Brasil, ganhar muito dinheiro. “Quem quer vencer, deve acreditar em si e abrir sua visão para que trabalhe para si e consiga realmente fazer a diferença.”
O bispo orienta aos que querem vencer para fazerem um pacto com o Senhor Jesus. “As promessas de Deus são magníficas e imensas. É preciso buscar intensamente uma resposta dEle e escutar a voz do Espírito Santo, que certamente testificará no seu coração e lhe dará paz em relação às decisões corretas.”





As adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade Chiquinha Gonzaga, na Mooca, receberam no último sábado (8) a visita das cantoras gospel Sula Miranda e Leonor.
O evento foi promovido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, a IURD distribuiu livros de poesias, kits de higiene pessoal e sorvetes.
Para o pastor Geraldo Melo de Vilhena, coordenador de evangelização da IURD, o encontro teve a finalidade de proporcionar momentos de descontração e lazer, contribuindo para a reestruturação das adolescentes, a partir do crescimento social e espiritual delas.Assistência religiosa
Facultativos, esses eventos fazem parte do Programa de Assistência Religiosa da Fundação CASA. No caso da Igreja Universal, ela desenvolve semanalmente cultos evangélicos em unidades da Fundação. O programa é aberto a todas as denominações religiosas e tem por objetivo facilitar auxílio espiritual aos adolescentes interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1