quinta-feira, 25 de julho de 2013

Até que o dinheiro nos separe

Quando o casal começa a brigar por questões financeiras, é sinal que a confiança um no outro está afetada






"Que vestido lindo! Ele é a minha cara" - diz Lúcia, puxando a amiga para dentro da loja.
- Lúcia, você não acabou de me dizer que ontem teve uma discussão com seu marido por causa dos seus gastos excessivos? - Questiona a amiga.
"É verdade" – responde Lúcia. "Mas, é só um vestido. Ele nem vai notar..."
Meia hora depois ela sai da loja cheia de sacolas. Além do vestido, comprou uma sandália - que, segundo a vendedora, combinava com o vestido. Lúcia não resistiu e acabou comprando os dois, apesar dos conselhos da amiga, que tentou alertá-la.

Enquanto isso, em casa, Mauro - o marido - examina assustado a fatura do cartão de crédito que acaba de receber. Não precisou muito tempo para perceber que o orçamento do mês havia estourado mais uma vez.
Seria mais um mês apertado. Era preciso cortar gastos com urgência. Se não tomasse nenhuma medida nesse sentido poderia dar adeus ao plano de trocar de carro no final do ano.

Lúcia, por usa vez, estava empolgadíssima com a nova aquisição. Mal podia esperar para usar o vestido novo.
Agora, mais do que nunca, precisava se conter. Não podia comprar mais nem uma agulha, do contrário, seria divórcio na certa. Prometeu a si mesma que este foi seu último gasto com roupas naquele mês. Afinal de contas, tinha que juntar dinheiro para conseguir fazer uma bela viagem com o marido no final do ano. "Ele anda muito estressado. Precisa viajar para relaxar", argumenta.
A história acima é um exemplo típico de casal que tem problemas sérios no casamento por não saberem lidar com o dinheiro no relacionamento.
É possível detectar nas atitudes de ambos erros comuns em muitos casais, que acabam gerando brigas e desentendimentos, terminando, em muitos casos, em divórcio.

  Que erros são esses?







1-Descontrole, comprar por impulso;
2-Omissão de gastos;
3-Individualismo. Fazer planos sem o conhecimento do outro.
Entretanto, a raiz do problema não é o dinheiro, mas a falta de confiança, explica Renato Cardoso, apresentador do programa "The Love School ":
"Confiança á a base do amor. Se não há confiança, não pode haver amor. Quando os casais começam a discutir por assuntos de dinheiro, na verdade, a raiz do problema está na confiança ou na falta dela. Se há mentiras por parte de um, o outro deixa de confiar".

Em um casamento não deve haver "meu dinheiro" e sim, "nosso dinheiro", explica. 
Numa empresa, todos trabalham visando atingir o objetivo da companhia.  Se a empresa está passando por uma crise financeira, não seria coerente o patrão deixar de pagar os funcionários para comprar um carro novo para ele. "O mesmo vale para a empresa 'casamento'", esclarece.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender a maneira com que o seu companheiro enxerga o dinheiro.
Algumas pessoas veem o dinheiro como um meio de satisfação (se eu ganho é para gastar). Outras o veem como forma de proteção, segurança (gastar o mínimo necessário para ter uma reserva no caso de uma emergência). E há aquelas que o veem como um jogo. Elas têm prazer em ganhar dinheiro. Trabalha por prazer. Para elas, o dinheiro é apenas uma consequência. Essa última é aquele grupo de pessoas que pensam em trabalho 24 horas por dia. Porque, para elas, não é um trabalho, elas têm prazer em fazer aquilo.
Essas maneiras diferentes de enxergar o dinheiro é o que causam os conflitos no relacionamento. Por isso é preciso conhecer o perfil do outro e, juntos, acharem um ponto de equilíbrio.  Para isso é fundamental que haja diálogo e planejamento.
Veja algumas dicas sobre finanças no casamento:

1 - Crie um orçamento familiar;
2 - Para evitar discussões, procure entender a natureza do seu parceiro. Respeite as suas inclinações de consumo;
3 - Independentemente da sua natureza, não compre por impulsos ou emoção. Atente para a razão e para necessidade;
4 - Não omita do seu marido ou esposa o valor de sua renda e de seus gastos. Seja transparente.  O ideal é estabelecer um valor limite de gastos. Se ultrapassar, consulte o outro antes de fazer a compra;
5 - Tenham apenas uma conta bancária conjunta. Não se esqueçam de que serviços bancários são cobrados. Com apenas uma conta, menos dinheiro sairá da empresa-casamento;
6 - Evitem ter mais de um cartão de crédito. Além de cobrarem taxas, normalmente oferecem limites com base no seu rendimento;
7 - Planejem e tomem decisões juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1