quinta-feira, 13 de junho de 2013

Evitar agir de forma agressiva, por emoção, pode impedir tragédias

Evitar agir de forma agressiva, por emoção, pode impedir tragédias


Em quantos momentos de raiva você já parou, respirou fundo e evitou reagir de forma agressiva? As consequências de uma reação podem ser traduzidas em ações intempestivas, como uma violência verbal ou física. Ou podem ir além, com finais irreversíveis ou fatais. Agir de forma impulsiva não é a solução adequada. Contar até dez e prevenir o conflito ainda é a melhor decisão quando o assunto é evitar tragédias. 


Um levantamento divulgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público mostra que os homicídios cometidos por impulso ou por motivos fúteis nos Estados brasileiros representam uma grande fatia da violência nos dias atuais.


No Acre, esses homicídios representam 100% do total de assassinatos com causas identificadas nos anos de 2011 e 2012. Em Goiás, 64% em 2012; Pernambuco, 51% em 2011. Em São Paulo, o índice supera os 80% nos últimos 2 anos e comprova que não é prudente alimentar a ira e a raiva em momentos de divergências.


No mês passado, uma briga entre vizinhos acabou em tragédia num condomínio em Alphaville, na Grande São Paulo. O barulho no apartamento do casal Fábio de Rezende Rubim, de 40 anos, e Miriam Cecília Amstalden Baida, de 37, incomodou o vizinho do andar de baixo, o empresário Vicente D’Alessio Neto, de 62 anos.


Inconformado, o empresário invadiu o apartamento com arma calibre 38, e matou o casal com mais de seis disparos. Depois ele se matou. Moradores do condomínio afirmaram que o atirador e as vítimas sempre discutiam por causa de barulho.




Outro caso que chamou a atenção do país foi o da garota Kerolly Alves Lopes, de 11 anos, que morreu ao defender o próprio pai durante discussão numa pizzaria em Aparecida de Goiânia, em Goiás. O dono do estabelecimento, George Araújo, brigou com o serralheiro Sinomar Lopes por causa de uma pizza e o perseguiu pela rua, disposto a matá-lo. Kerolly e a irmã, Pérola Alves Lopes, de 14 anos, abraçaram o pai ao notar que George apontava uma arma para ele durante o conflito. Insensível ao pedido das crianças para abaixar a arma, sem pensar duas vezes, George disparou três tiros, dois deles atingiram Kerolly. Ela foi internada em estado gravíssimo, mas não resistiu e morreu.


Firmeza de alma e longanimidade – que é a capacidade de permanecer sereno diante de insultos e ofensas – são virtudes que mostram que é possível parar, respirar fundo e tomar a decisão de reagir ou não diante da adversidade. É uma decisão. Uma escolha consciente. Se tivesse refletido antes de agir, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, não teria perdido a razão ao ser ofendido e xingado pelo músico e escritor Bernardo Botkay em um restaurante, no Rio de Janeiro. Paes deu um soco no rosto de Botkay, mas se arrependeu. “Durante um grande período de tempo eu ouvi calado, e acho que tive reação que não devia ter tido, porque eu sou prefeito da cidade. Deveria ter tido a tranquilidade de ouvir calado os desaforos que eu ouvi”, declarou durante entrevista à BandNews FM. A máxima “quando um não quer, dois não brigam” pode ser levada em consideração e evitar arrependimentos.


Na China, um passageiro de 83 anos causou o engavetamento de nove veículos durante uma discussão com o motorista do ônibus, que não o deixou descer num local de parada proibida. Irritado, o passageiro puxou diversas vezes a gola da camisa do motorista, que perdeu o controle do ônibus. Ninguém se feriu gravemente. Aqui no Brasil, uma situação semelhante teve um final mais grave.


Uma briga sem sentido resultou em tragédia no Rio de Janeiro, no início de abril. Um ônibus lotado caiu de um viaduto na avenida Brasil. Segundo apuração policial, um passageiro começou a discutir com o motorista até começar a briga que causou o acidente, deixando sete mortos, além de dez feridos.


O motorista André Luiz da Silva Oliveira e o universitário Rodrigo dos Santos Freire negam as acusações, mas foram indiciados por homicídio doloso com dolo eventual – quando se adota conduta indevida assumindo o risco de morte.


Vale refletir: esses acidentes poderiam ter sido evitados e quantas vidas poderiam ter sido preservadas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1