segunda-feira, 29 de abril de 2013

A famosa TPM

Mais da metade das mulheres em idade reprodutiva sofre com o problema


Sensibilidade aguçada e irritação ao mínimo ruído são sintomas comuns do período pré-menstrual, que atinge cerca de 60% das mulheres em idade reprodutiva. Apresentado por Patrícia Kaastrup, o programa “Coisas de Mulher” abordou o tema “tensão pré-menstrual (TPM)”, com a participação de Luisa Teixeira e Narlet Oliveira.


Segundo a ginecologista Maria Bortolotto, existem três tipos básicos de sintomas, que são inchaço, dores de cabeça e alterações do humor, no qual a mulher fica mais irritada, chora ou briga por motivos banais. A intensidade dos sintomas é variável conforme a mulher.


De acordo com Cristina Barbosa, ginecologista e obstetra, a TPM é um estado fisiológico que, levado ao extremo, pode se tornar uma doença. “A TPM só é considerada patologia quando causa uma disfunção social na mulher. Nós somos um laboratório químico circulante e variamos ao longo da vida e também a cada mês. A TPM surge pelas alterações dos hormônios ao longo do ciclo menstrual”, explica.


Para mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual, a ginecologista aconselha o uso de pílula anticoncepcional indicada por um profissional de confiança. “A pílula cria um clima hormonal mais homogêneo, uma vez que ela evita a ovulação e sem esse processo não há picos hormonais”, diz. Para finalizar, Patrícia Kaastrup fala sobre como reagir ao perceber que os sintomas estão surgindo. “Não aceite este problema como sendo normal. Domine seus sentimentos já que outras pessoas não têm o poder de fazer isso por você. Aprenda a controlar as suas emoções”, pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1