quinta-feira, 24 de maio de 2012

VIDA DE CRIMINOSO


CIÊNCIA E FILOSOFIA TENTAM, HÁ MAIS DE 4 MIL ANOS, EXPLICAR A ORIGEM DE MENTES CRIMINOSAS E ASSASSINAS, NUMA BATALHA QUE PARECE NÃO TER FIM ENTRE CARGA GENÉTICA E MEIO SOCIAL


Desde muitos séculos antes de Cristo o homem tenta desvendar, através da análise do intelecto humano, o que pode levar alguém aparentemente saudável a se transformar em um criminoso. Os egípcios, por exemplo, no século quarto antes da Era Cristã já tentavam curar assassinos e outros criminosos praticando trepanações, técnica que consistia em perfurar o crânio humano em diversos pontos para que, através dos orifícios, a maldade e os espíritos assassinos  pudessem escapar do corpo e da mente dos delinquentes.

"EXISTEM FATORES GENÉTICOS QUE DETERMINAM A PROPENSÃOAO CRIME"
(Sobre uma das inúmeras Doutrinas que tentam explicar o surgimento dos criminosos)

Mais de dois mil anos depois, as indagações a respeito do funcionamento e dos fatores que moldam a mente humana continuam. Mesmo assim, a ciência ainda está longe de entendê-la ou de privá-la de atitudes que gerem sérios riscos a toda sociedade. As pesquisas no campo da psicanálise e da psicologia são incessantes, bem como as hipóteses que surgem, todos os dias, na tentativa de responder às questões: O que leva uma pessoa a matar? Como são geradas as mentes assassinas e criminosas?

"TODO HOMEM NASCE BOM,A SOCIEDADE É QUE O CORROMPE"
(Jean Jacques Rousseau, filósofo suíço)

Apesar de os métodos de pesquisa terem evoluído significativamente nos últimos anos, os estudiosos ainda se dividem em dois grupos bastante distintos: Para o primeiro, existem fatores genéticos (uma espécie de defeito cromossômico) que determinam a propensão ao crime. A explicação, portanto, deixa de lado os fatores sociais e foca o "lado orgânico do crime". Portadores dessa disfunção se veem atraídos para todo tipo de delito, como o tráfico de drogas, roubo, estupro, etc.  Já o segundo grupo ainda se sustenta nas teorias do filósofo suíço Jean Jacques Rousseau, segundo o qual todo desvio de conduta é resultado das influências exteriores, ou seja, sociais. "Todo homem nasce bom; a sociedade é que o corrompe", afirmava Rousseau.

Embora as linhas de raciocínio sejam bastante distintas, cresce a cada ano o número de pesquisadores que acredita na interação entre carga genética e influência social como a principal responsável pela construção da personalidade.

"TODO DESVIO DE CONDUTA É RESULTADODAS INFLUÊNCIAS DO MEIO"
(Sobre a Doutrina defendida por Jean Jacques Rousseau)

"Quantas pessoas conhecemos que não gostam de pizza de vegetais, por exemplo. Essa repulsa é determinada pela carga genética delas. Mesmo assim, o convívio com pessoas que saboreiam esse tipo de pizza regularmente pode interferir no gosto dela, que, com o passar do tempo, começa a apreciar o sabor da pizza, contrariando o que determina a genética. Com a inserção no mundo do crime, pode acontecer algo parecido”, exemplificam os estudiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1