"CHRISTIMAS BLUES": PESQUISADORES AMERICANOS REVELAM QUE 10% DA POPULAÇÃO MUNDIAL SE SENTE DEPRESSIVA COM AS PROXIMIDADES DAS FESTAS DE FIM DE ANO; O MOTIVO, PARA 75% DESSAS PESSOAS, É A SOLIDÃO
AS FESTAS DE FIM DE ANO SÃO SEMPRE ASSOCIADAS A ALEGRIA, CONFRATERNIZAÇÃO E RENOVAÇÃO DE ESPERANÇAS. Mas isso não é válido para todo mundo. Há pesquisas que mostram que, nesta época, os sentimentos de solidão, desamparo e desânimo são potencializados, bem como os estados depressivos e demais transtornos do humor. Essa condição foi batizada pela psiquiatria de Depressão de Natal, ou "Christmas Blues".
APROXIMADAMENTE 10% DA POPULAÇÃO MUNDIAL SE SENTE DEPRESSIVA COM A PROXIMIDADE das comemorações de fim de ano, estimam os pesquisadores da Universidade do Arizona. A boa notícia, no entanto, é que, na maioria dos casos, o transtorno "com hora marcada" vai embora com o ano velho. Mas é bom ficar atento aos fatores desencadeantes dessa situação, mais comuns do que se imagina.
O MEDO CONSCIENTE DE ENFRENTAR OUTRO ANO PELA FRENTE, DE ENCARAR NOVOS E VELHOS PROBLEMAS aparece como um dos principais desencadeadores da "Christimas Blues", seguido do medo inconsciente de não saber o que irá enfrentar, situação que gera ansiedade que, por sua vez, é provocada pela expectativa. Outro fator desencadeante da doença são as frustrações amorosas ocorridas, principalmente, depois de setembro.
SEGUNDO OS PESQUISADORES, É DURANTE AS COMEMORAÇÕES DE FIM DE ANO que as pessoas mais resgatam emoções passadas e relembram daqueles que marcaram momentos, seja um familiar, um amigo ou um amor . Já asolidão aparece como o fator número um do estado depressivo durante as festas, e é a causa citada por cerca de 75% das pessoas que se queixam de tristeza nessa época.
BOAS FESTAS!
A EQUIPE DO FALA QUE EU TE ESCUTO DESEJA A TODOS OS TELESPECTADORES E INTERNAUTAS, OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA EXISTÊNCIA DESTE QUE É UM DOS PROGRAMAS MAIS TRADICIONAIS DA TV BRASILEIRA, UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário