sexta-feira, 1 de julho de 2011

DA FAMA AO ESQUECIMENTO



DA FAMA AO ESQUECIMENTO
FAMA REPENTINA AINDA É A META DE MILHARES DE PESSOAS NO BRASIL E NO MUNDO: MUITOS CONSEGUEM, MAS A MAIORIA VOLTA PARA O ANONIMATO COM A MESMA VELOCIDADE
"Ai de quem confiar plenamente na fama: mais cedo ou mais tarde ela lhe trairá, sem dó algum, sem resquícios de piedade. E irá embora para sempre, feito mulher gentil e atraente que só esperava pelo momento oportuno para dar um grande golpe, doído e fatal".

Com essas palavras o escritor argentino Antonio Muñoz Molina abre um de seus livros de maior sucesso, "Carlota Fainberg", no qual ele discorre sobre as armadilhas, as decepções e os prazeres vividos por quem viveu a fama na pele ou está disposto a tudo para entrar no mundo do estrelato.

"Primeiro vem o talento, e só depois a fama,
Nunca o inverso"

Apesar dos conselhos dados por Molina (...a fama é um brinde especial, uma faca sem cabo, um carro sem freios, um bule sem asa, uma arma traiçoeira...) conseguir reconhecimento popular continua sendo a meta de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Mas se é grande o número dos que conseguem chegar lá, não faltam exemplos, na mesma proporção, dos que atingiram o sucesso de forma repentina mas voltaram ao anonimato na mesma velocidade.

"O único lugar em que sucesso
vem antes de trabalho
é no dicionário"
(Albert Einstein, físico alemão)

Quem não se lembra do grupo musical brasileiro "As Meninas", que tanto sucesso fez com o clichê da desigualdade social "É que o de cima sobe e o debaixo desce"? Onde, afinal, foram parar as meninas?

E Felipe Dylon? O adolescente, graças à tecnologia de correção da voz e algum investimento financeiro, dizem alguns, conseguiu sucesso instantâneo, mesmo cantando uma música só. Se Tom Jobim é lembrado até hoje pelo seu Samba de Uma Nota Só, Felipe Dylon, As Meninas, Dominó, Twister, Polegar, e até os mais recentes Justin Bieber e Restart e tantos outros grupos comerciais são lembrados, hoje pelo sucesso de uma música só, o que não opinião dos especialistas é um forte indício de "fama explosiva, repentina, mas passageira".

Para quem, mesmo sabendo dos riscos, não desiste de entrar para o rol dos famosos, os "caçadores de talento" deixam um recado: "Para conquistar a fama é preciso mostrar talento, competência e persistência. Ou seja, a fama é resultado de um potencial posto em prática. Primeiro vem o talento, e só depois a fama. Nunca o inverso". Em outras palavras, é como bem disse Albert Einstein, cientista alemão e ganhador do prêmio Nobel de física, "O único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário".

Um comentário:

  1. O Felipe nunca usou correção de voz e ele tem vários sucessos e continua fazendo sucesso até hoje. Quem escreveu esta matéria está meio mal informado ou está querendo apenas derrubar. Escreva coisas produtivas para o próximo.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1