sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ratos de academia



Compulsão, no mundo moderno, é o que não falta: há quem seja dependente do chocolate, do sexo, do refrigerante, da internet e até do celular. Agora, para diversificar ainda mais essa lista, os psicólogos identificaram mais uma compulsão, que “ataca” principalmente a população mais jovem: a dependência de praticar exercícios físicos.

Definida pelos médicos do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo como vigorexia, essa dependência ou fixação por praticar exercícios leva o indivíduo a “malhar” de maneira fanática e incessante, mesmo quando as consequências que este exagero possa causar ao corpo sejam de conhecimento da pessoa. De acordo com os profissionais que estudam o transtorno, é cada vez mais comum o relato de jovens que chegam a passar até 12 horas malhando, com pequenos intervalos para descanso e refeições leves. Quando esses jovens, por algum motivo, são impedidos de frequentar a academia, surgem sintomas típicos de abstinência, como inquietação, nervosismo, dor de cabeça e irritabilidade, fobias e até depressão.

Os psicólogos explicam também que esse comportamento deve estar ligado a fatores psíquicos e fisiológicos, assim como ocorre com as compulsões e vícios típicos. “Após a atividade física, o corpo libera um hormônio que traz a sensação de prazer, a endorfina. E como acontece com tudo o que dá prazer, esse efeito também pode causar dependência e necessitar, conforme o tempo passa, de doses cada vez maiores para saciar o corpo”.

A obsessão por um corpo perfeito e a supervalorização da imagem pela sociedade e também pela mídia são os principais fatores que levam ao vício pelos exercícios físicos. “Algumas pessoas ficam obcecadas por romper limites e pagam o preço que for para alcançar as formas perfeitas”, explicam os pesquisadores do hospital paulistano.

Assim como acontece com qualquer outro transtorno psíquico, só a consulta com um especialista poderá confirmar a existência da obsessão por malhar. Mas os médicos deixam uma dica: “Quando as visitas à academia começam a atrapalhar a vida social e ficar um dia sem malhar chega a causar crises de abstinência, pode ser que você sofra de vigorexia. Então, não vacile: procure ajuda psicológica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1