quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Como proporcionar mais ânimo à terceira idade?




Como proporcionar mais ânimo à terceira idade?


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas


O grupo Calebe, idealizado pelo bispo Edir Macedo em meados de 2012, hoje já está presente em mais de 20 países. Os voluntários do grupo reúnem-se frequentemente em ações e atividades que prestam auxílio, proporcionam alegria e oferecem os cuidados necessários às pessoas acima de 55 anos.

Em Luanda, capital e maior cidade de Angola – país africano onde o idioma oficial é o português, devido à sua colonização –, o Calebe deu início às atividades em junho de 2017 e, em 4 meses, já alcançou outras províncias na região. Mais de 200 voluntários realizam encontros e atividades, sendo que, só no mês de setembro, o grupo atendeu cerca de 2.400 idosos.

Em uma das reuniões de avivamento, conversando com os participantes do grupo, o pastor Maquisuel Morais Ferreira, responsável pelo Calebe no país, observou que muitos desses idosos ainda não conheciam toda a história da independência de Angola do domínio português – alcançada no ano de 1975, depois de uma longa guerra de libertação.

Ânimo para realizar as atividades

Foi agendada uma visita guiada ao Museu das Forças Armadas de Luanda. Cerca de 40 pessoas entre idosos e voluntários puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória do país frente a quase 500 anos da presença colonial e, depois, a história armada de Angola até a sua Independência.

A dona de casa Joaquina Leal, de 67 anos, participou do passeio e falou sobre o grupo Calebe. “Sou do grupo e estou bastante feliz, porque estou aprendendo a conviver com mais ânimo e disposição. A visita ao Museu foi muito proveitosa para mim, pois aprendi um pouco mais sobre a história local, conheci toda a realidade do que aconteceu na época da guerra e compreendi melhor a situação atual do país”, relatou.

Para o pastor Maquisuel, ações como essa estão sendo muito importantes no dia a dia dos idosos do país, pois, muitos deles ainda trabalham normalmente e acabam sem ânimo para sair de casa e fazer outras atividades. Com o trabalho do grupo, eles se sentem motivados a interagir com as novas amizades, participando das reuniões e dos encontros.

Durante a visita, uma mensagem especial foi passada às pessoas do grupo: a de nunca desistirem de seus objetivos – assim como fez Calebe, que não se abalou diante dos obstáculos que os hebreus teriam de enfrentar em busca da Terra Prometida, tampouco fraquejou frente aos inimigos. Aos 85 anos, ele lutou com a mesma força de um jovem, permanecendo fiel a Deus.

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.” Números 14. 24

O grupo Calebe

As atividades dos “calebes” foram iniciadas no Texas, nos Estados Unidos, se solidificando em 2012. Atualmente, o grupo está presente em diversos países e reúne pessoas da melhor idade que não estão dispostas a se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade.

Para mais informações sobre o Calebe, clique aqui ou acesse a página oficial do grupo no Facebook.






O espírito e a fé nunca envelhecem





Por Michele Roza / Fotos: Marcelo Alves


Em outubro é celebrado no mundo todo o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a ser lembrada no primeiro dia do mês. No Brasil, o 1º de outubro também é comemorado com o Dia Nacional do Idoso, desde 2006, devido à instituição do Estatuto do Idoso.

Pensando nisso, o Calebe realizou no último sábado desse mês, 28 de outubro, um grande evento que reuniu milhares de voluntários e idosos, em todo o Brasil e em outros 30 países, a fim de oferecer bem-estar e assistência social, além de apoio material e espiritual a todos os participantes.

A fé nunca envelhece

Em São Paulo, na regional de Itaquera, zona leste da cidade, o evento reuniu mais de 9 mil pessoas. Cerca de 700 voluntários, entre obreiros e profissionais de cada área de atuação, realizaram aproximadamente 5.500 atendimentos.

O bispo Danilo Sgambatti, responsável pelo grupo Calebe no Brasil, esteve presente e falou sobre a importância do evento.

“A importância desse trabalho é justamente suprir a solidão e o desprezo que podem acometer os idosos. O grupo Calebe devolve a autoestima deles por meio dessas atividades, porque eles voltam a se exercitar, colocam talentos em prática nas aulas de artesanato, no canto, na dança. Pessoas com 70, 80 e até mais de 90 anos que encontraram alegria e paz, voltando ao convívio com outras pessoas e com a sociedade. O grupo dá essa oportunidade de ouvir e ser ouvido, porque uma das coisas que o idoso mais quer é ter alguém que ouça as histórias que ele tem para contar sobre as suas experiências de vida. Nós temos paciência e carinho com eles. E, acima de tudo, lutamos com eles pela parte espiritual, alguns passaram a vida toda sem conhecer a Deus, e aqui têm a oportunidade da Salvação, pois, o espírito e a fé nunca envelhecem.”

Mudança de vida

O início do evento se deu com uma mensagem do bispo Edir Macedo enviada por vídeo e, em seguida, o bispo Danilo orou com todo os presentes pela libertação e pela família. A grande maioria dos participantes eram idosos e muitos deles integrantes do grupo, como a aposentada Maria da Aparecida da Conceição Abreu, de 65 anos, que está no Calebe há 5 anos e conta como a sua vida mudou desde então.

“Eu tinha um gênio muito forte, queria tudo do meu jeito e sofria muito com isso, chegando a ter depressão. Mas, quando conheci o grupo e comecei a participar das atividades do Calebe, recuperei totalmente a minha vontade de viver, alegria e disposição. Eventos com esse que participamos no sábado são muito importantes para estimular o convívio dos idosos com outras pessoas, pois, fazemos novas amizades, somos bem atendidos pelos profissionais e voluntários. Eu mesma convidei um grupo de pessoas para participar do evento comigo e é muito gratificante poder participar do grupo”, disse Maria.

O evento contou com diversos serviços oferecidos gratuitamente como atendimento jurídico para esclarecer questões de aposentadoria e pensões, por exemplo, e assistência social. Outras atividades também foram realizadas como ginástica funcional, dança e canto. Além de atendimentos de saúde como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e oftalmologia, palestras com nutricionistas e fisioterapeutas sobre como envelhecer com saúde, manicures e cabeleireiras, e um bazar onde são expostos os trabalhos feitos artesanalmente pelos idosos que participam do projeto.

O grupo Calebe

O grupo Calebe, idealizado pelo bispo Edir Macedo em meados de 2012, hoje já está presente em mais de 20 países. Os voluntários do grupo reúnem-se frequentemente em ações e atividades que prestam auxílio, proporcionam alegria e oferecem os cuidados necessários às pessoas acima de 55 anos.

As atividades dos “calebes” foram iniciadas no Texas, nos Estados Unidos, se solidificando em 2012. Atualmente, o grupo está presente em diversos países e reúne pessoas da melhor idade que não estão dispostas a se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade.

Para mais informações sobre o Calebe, clique aqui ou acesse a página oficial do grupo no Facebook.








"Desde que entrei para o Calebe aprendi a amar as pessoas"


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas


O grupo Calebe vem se destacando pelo auxílio que proporciona à turma da terceira idade (pessoas na faixa dos 60 anos em diante), levando alegria e outros cuidados por meio de visitas a abrigos, asilos, residências e também com ações de cidadania.

Recentemente, o grupo de Montes Claros, cidade de Minas Gerais, localizada a 422 quilômetros da capital, Belo Horizonte, realizou um evento especial na sede da Universal na cidade, com o tema “Solidariedade”. A ação, que atendeu cerca de 550 pessoas, teve como objetivo central a valorização do idoso, uma vez que, quando chegam nessa fase da vida, muitos sentem-se desprezados.

O evento ganhou destaque com um espaço de atendimento personalizado. Os idosos puderam sanar dúvidas e entender mais sobre seus direitos por meio do atendimento jurídico. Houve também serviços relacionados à saúde e bem-estar como aferição da pressão arterial e glicose, cabeleireiro e manicure.

Após o atendimento, eles também participaram de um ciclo de palestras com profissionais das áreas de fisioterapia, odontologia, nutrição, dermatologia e direito. Ao todo, a ação teve a participação e contribuição de 30 voluntários e contou com a presença do pastor Saulo Inácio, coordenador do grupo Calebe no estado de Minas Gerais.

Ao final, uma oração especial foi realizada, observando a importância dos idosos para a sociedade, pois o valor de cada um deles está no poder da sabedoria, a qual o tempo permite conquistar.

“Aprendi a amar as pessoas”

A senhora Oracina Angélica Rosa (foto no início do texto), de 71 anos, se sentia muito esmorecida e acomodada, sem vontade de fazer até mesmo pequenas atividades em casa. Foi em um momento de isolamento e solidão que ela conheceu o grupo Calebe, começou a participar de projetos como o Ler e Escrever, de aulas de ginástica e artesanato, e sua vida mudou.

Após ingressar no grupo, passei a me sentir mais animada e alegre. Quando nos reunimos, cantamos, dançamos, me sinto mais disposta para as atividades. Eu era uma mulher muito rancorosa e, desde que entrei para o Calebe, aprendi a amar as pessoas”, conta.

Além das atividades práticas, Oracina afirma também que, após ter participado das reuniões realizadas pelos coordenadores do grupo, recebeu a cura de uma enfermidade que tinha nas pernas.

O grupo Calebe

As atividades dos “calebes” foram iniciadas no Texas, nos Estados Unidos, se solidificando em 2012. Atualmente, o grupo está presente em diversos países e reúne pessoas da melhor idade que não estão dispostas a se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade.

Para mais informações sobre o Calebe, clique aqui e acesse a página oficial do

grupo no Facebook.




AÇÃO DE FÉ EM OSASCO CALEBE BRASIL














































Grupo CALEBE BRASIL no Bloco de Osasco está em AÇÃO:Diz o Bispo Geraldo Vilhena


O valor das “cãs” para Deus



Por Michele Roza / Foto: Cedidas


Há 5 anos, o grupo Calebe desenvolve um trabalho muito importante com pessoas acima dos 55 anos, oferecendo a elas apoio espiritual e material, além de motivá-las a interagir por meio de novas amizades, participando de atividades de lazer e de ações sociais.

Recentemente, o grupo da República Dominicana, país da Ilha do Caribe, reuniu mais de 400 idosos em uma grande ação denominada de “Congresso da Melhor Idade”, na sede nacional da Universal que fica em Santo Domingo, capital do país. O objetivo da ação foi proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos que são atendidos pelo grupo e cuidar da prevenção da saúde de cada um deles.

Durante o encontro, os idosos receberam diversos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, corte de cabelo, além de uma aula especial de ginástica. Uma palestra também foi realizada sobre a importância da hidratação, uma vez que a República Dominicana é um país muito quente e a maioria dos idosos sofre muito com casos de severa desidratação.

Cerca de 30 voluntários participaram da ação, entre eles médicos, enfermeiros, maquiadores, massagistas, esteticistas, cabelereiros e manicures. Os idosos também puderam desfrutar de uma farta mesa de café da manhã preparada cuidadosamente para eles. Na oportunidade, ainda houve um festival de canto em que eles foram os protagonistas.



A importância da vida com Deus



Na República Dominicana, o grupo existe há cerca de 3 anos e já foram atendidos mais de 2 mil idosos ao longo desse tempo. Segundo o responsável pelo Calebe no país, pastor Henry Leites, o grupo sempre busca fazer com que os idosos entendam o valor que cada um deles tem para a sociedade, a família e, principalmente, para Deus.

Durante o encontro, o pastor Henry passou uma mensagem a todos os presentes, falando sobre a importância da Salvação, independentemente da idade, pois, muitas vezes, nos preparamos para tudo nessa vida, mas deixamos de lado o mais importante que é a eternidade. Nesse momento, todos foram convidados a entregar sua vida para Deus.

“E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei.” Isaias 46. 4

“Deus criou o grupo Calebe para que essa promessa se cumpra já. Ele não rejeita ninguém, nem por sua aparência ou capacidade. Ele deseja ajudar-nos em todos os momentos e nos proporciona uma direção exata para que os humildes de coração encontrem força para glorificá-Lo sobre todas as coisas”, concluiu o pastor.

O grupo Calebe

As atividades dos “calebes” foram iniciadas no Texas, nos Estados Unidos, se solidificando em 2012. Atualmente, o grupo está presente em diversos países e reúne pessoas da melhor idade que não estão dispostas a se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade.

Para mais informações sobre o Calebe, clique aqui e acesse a página oficial do grupo no Facebook.








O TEATRO, com uma ação de fé é uma maneira positiva para alcançar uma pessoa perdida.Diz o bispo Geraldo Vilhena



























































































Bispo Geraldo Vilhena e a AMC e um evento na ABADS























































































































































































































































































Voluntários da UNIVERSAL, realizaram um almoço próximo do Templo de Salomão.Diz o Bispo Geraldo Vilhena.











































































































































Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1