segunda-feira, 14 de junho de 2010

Menopausa



MENOPAUSA E TERAPIA HORMONAL
Apesar do avanço nas pesquisas mulheres ainda questionam métodos para aliviar desconforto do período

Margareth Varela
Agência unipress internacional


A menopausa, época da vida da mulher que marca o fim da fase reprodutora é caracterizada pela queda da produção de hormônios femininos. Entretanto, apesar de natural, esse período afeta de forma crítica a vida de muitas mulheres e é motivo de conflitos de opinião entre médicos e cientistas de todo o mundo. Afinal, qual é o tratamento mais adequado para amenizar o grande desconforto que geralmente acompanha a chegada do climatério?
De um lado, a indústria farmacêutica investe em inovações para aliviar os sintomas; de outro, diversas pesquisas alertam para riscos do tratamento hormonal. No meio desse fogo cruzado, milhões de mulheres enfrentam problemas que prejudicam, e muito, sua qualidade de vida.
Segundo o Consenso da Associação Brasileira do Climatério (Sobrac), os estudos mostram que a terapêutica hormonal alivia efetivamente os sintomas do climatério, como ondas de calor (fogachos), insônia,
Irritabilidade, depressão e distúrbios relacionados aos órgãos genitais (ressecamento vaginal, prurido vulvar e incontinência urinária, entre outros), proporcionando melhor qualidade de vida às mulheres.

PESQUISAS
PERDA DE MEMÓRIA
Pesquisadores da Universidade da Califórnia estudaram, ao longo de quatro anos, mais de 2.300 mulheres, com idades entre 42 e 52 anos, para verificar por que muitas delas dizem que seus cérebros não funcionam tão bem quanto antes. O estudo sugere que os lapsos são temporários.

TRATAMENTO NATURAL
Alguns produtos naturais prometem contribuir com o tratamento da menopausa. Entretanto, não existem evidências cientificas que comprovem seus benefícios.
CALORES
Um dos sintomas da menopausa mais temidos pelas mulheres, as ondas de calor também foram estudadas pela Universidade da Califórnia. A pesquisas acompanhou mais de 3.700 mulheres e constatou que o problema pode persistir por 10 anos.O estudo indicaria que os calores mais intensos teriam ligação com alguns fatores,como início precoce da menopausa e maior índice de massa corporal.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES
(DCV)
Alguns estudos mostraram que a terapêutica hormonal cardiovascular às mulheres na pós-menopausa. Contudo,
Publicações mais recentes questionam esse papel de prevenção das doenças cardiovasculares. De acordo com o documento da Sobrac, existe um período oportuno para iniciar a terapia para prevenir as conseqüências da deficiência estrogênica. Caso essa fase seja ultrapassada, a terapia não seria eficaz para prevenir distúrbios do coração.

CÂNCER DE MAMA
Ainda segundo a Sobrac, pesquisas apontaram que a adição de progestagênios aos estrogênios em TH aumenta o risco de câncer de mama após cinco anos de uso, enquanto a terapêutica apenas com estrogênios isoladamente não parece aumentar este risco. Em estudo encerrado recentemente, o Instituto Nacional de Saúde (National Institute of Healthy) dos Estados Unidos constatou, após sete anos completos de trabalho, que não houve alteração na incidência de câncer de mama nas 11 mil mulheres tratadas aleatoriamente com estrogênio isolado ou placebo.

DÚVIDAS SOBRE O TRATAMENTO
Selecionamos algumas perguntas de mulheres que estão enfrentando diversos sintomas da menopausa e buscamos desmistificar o problema com a orientação da Doutora Vera Lucia Fonseca, ginecologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MARLI SIQUEIRA (42 ANOS)

COMO É POSSIVEL DETERMINAR QUE
EU REALMENTE ENTREI NA MENOPAUSA?
A menopausa é a ultima menstruação. Determinamos que a pessoa esteja na menopausa depois de um ano sem menstruar. Às vezes, ela fica num período em que a menstruação vai e volta, a esse período chamamos de climatério, quando a mulher apresenta sintomas característicos como calores e mudanças de humor. Normalmente acontece em torno dos 50 anos e não existe relação entre a primeira menstruação e a menopausa.


ELISABETE SOARES (56 ANOS)
SE A MENOPAUSA È U FENÔMENO NATURAL, POR QUE DEVEMOS PROCURAR UM TRATAMENTO?
Assim como a adolescência,
A menopausa é um processo
Fisiológico. Felizmente, hoje temos algumas formas de tratar as pacientes que são muito sintomáticas, principalmente quando essa menopausa é dada de forma precoce, Hoje, o hormônio pode ser administrado de diversas maneiras, via oral, vaginal, injetável,
Transdérmico (uma espécie de adesivo colocado na pele) e via subcutânea.

CARMEN SOUSA (54 ANOS)
POSSO PARAR DE FREQUENTAR O GINECOLOGISTA APÓS ENTRAR NA MENOPAUSA?
A menopausa é um período em que a mulher não pode se
Descuidar quando à ida ao ginecologista. Além do tratamento hormonal, que pode ser eficaz, esse é o momento em que certas doenças são mais freqüentes. O primeiro objetivo é rastrear o câncer de mama e o ginecológico, que não aparecem por causa da terapia hormonal, mas são mais comuns nesse período de vida. Associado a isso, o médico vai, junto com ela, verificar se realmente há indicação de fazer a terapia hormonal.

NORMA RIBEIRO (52 ANOS)
O TRATAMENTO HORMONAL ENGORDA?
Com as terapias hormonais, pode haver um pouco mais de retenção de líquido, mas uma paciente de 50 anos ganha mais peso mesmo. Isso não está relacionado ao uso da medicação. É mais pelo período de vida em que ela está, pelo fato de estar com uma alteração no metabolismo, que é compatível com a idade dela.

Um comentário:

  1. Porque quando as mulheres tomam ormonio, cresce pelo na face, tenho medo de tomar isso, tenho 51 anos e acho q começo a sentir os calores, e minha mistruação parou por 5 meses e voltou,não quero tomar nada, quero deixar a natureza fazer seu papel, atenciosamente Sidneia

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1