terça-feira, 5 de janeiro de 2010

GANÂNCIA X AMBIÇÃO


Por muitas vezes, a ambição foi interpretada como uma característica negativa.Hoje em dia ,é considerada parte da natureza humana,sendo bastante incentivada pela sociedade e até mesmo exigida em alguns processos seletivos de grandes empresas.Várias pessoas a confundem com ganância,pelo fato de ambas as palavras terem o sentido de querer conquistar.Porém,a diferença não é tão sutil assim,tanto que até o próprio dicionário Aurélio a apresenta, em uma de suas definições ,como “ambição desmedida”e o Houaiss como “ambição exacerbada de ganho ,de lucro”. Segundo a psicóloga Eliana Martins,mestrada do departamento de pscicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ambição é o desejo de conquistar algo de forma saudável,traçando um objetivo a seguir .”A pessoa precisa ambicionar algumas coisas para alcançar alguns objetivos.Agora a ganância é querer alguma coisa a todo custo, lícita ou ilícita.Com certeza,é negativa”,afirma.
O que separa uma característica da outra é o que diferencia um crime motivado pelo dinheiro, ou para atingir um objetivo, de uma grande descoberta ou conquista. Neste sentido, vemos os grandes feitos da humanidade associados à ambição: as grandes descobertas geográficas, os avanços tecnológicos, recordes esportivos e muitas outras coisas.De outro lado,o homem ganancioso age sem escrúpulos ,matando, enganando,ou seja,ultrapassando os limites do moral.
Não se pode afirmar exatamente o que se passa na mente dessas pessoas gananciosas. “A partir da influência do ambiente em que vivem e da estrutura psicológica que carregam, elas podem começar a ter essas crenças e esses sentimentos negativos. Entretanto, as pessoas gananciosas podem surgir tanto em alguém com uma estrutura adequada quanto em quem possui psicopatias e transtornos anti - sociais. São pessoas que apresentam disfunção de personalidade.Ao extremo,a consideramos como um psicopata”,explica a psicóloga.
Não é tão fácil assim deixar de ser ganancioso, pois é preciso uma mudança em sua convicção, algo inerente à personalidade. A especialista afirma que é preciso uma conciência
da própria pessoa quanto a essa característica destrutiva,além de muita ajuda,tanto profissional quanto de quem gosta dela.Agora,quando se trata de falta de ambição,é preciso analisar a questão.”Qual é a causa da falta de motivação ou de ambição?Se a pessoa está numa fase depressiva,ou tem uma personalidade meio depressiva é muito difícil superar sozinha.Entretanto,às vezes,ela não ambiciona nada porque está satisfeita com aquilo que tem e é feliz.Isso é particular.Mas se ela gostaria de ter ambição e não tem ,então precisa de ajuda.Tudo vai depender da análise dela mesma sobre o assunto”, acredita.
INCENTIVO
De acordo com Eliana Martins, não é possível ensinar uma criança a ser ambiciosa, mas é possível, e aconselhável, estimular: ”Percebendo alguma possibilidade de aquela criança querer alguma coisa, incentive. Os pais devem estimular o máximo que puderem quando a criança se mostra com vontade de realizar alguma coisa. A ambição vem com o tempo e é desenvolvida”.
A fisioterapeuta e estudante de medicina, Liana Tito,26 anos ,se considera uma pessoa ambiciosa e acredita que suas metas sempre foram incentivadas.Ela concluiu a faculdade de Fisioterapia em dezembro de 2002.
Cerca de um mês depois, prestou concurso para estágio de adaptação de oficiais temporário da aeronáutica,como cinco vagas disponíveis para todo o Brasil,sendo três para o Rio,onde mora e onde pretendia atuar.Fez a prova e passou em primeiro lugar.Hoje,ela faz o curso de medicina e faz planos: “Minhas pretensões futuras estão ligadas à medicina.Quero terminar a faculdade e passar em outro concurso para ter uma vida estável e promissora.”


Opinião de Pastor Geraldo Vilhena sobre AMBIÇÃO E GANÂNCIA
A ambição tem que existir na vida de uma pessoa, pois ai está o segredo para o sucesso como um exemplo uma pessoa que se esforça em trabalhar e estudar para alcançar uma posição maior na sociedade e abençoado por Deus. Eu tenho conversado com muitos jovens na Fundação Casa que se arrependeram dos seus erros e agora tem seus objetivos um deles é quando estiverem em liberdade eles querem estudar trabalhar ter uma família. Então podemos analisar que é uma ambição que é aprovada por Deus.Se prestar-mos atenção na Bíblia podemos saber que toda aliança que foi feita por Deus ele escolheu pessoas ambiciosas como Abraão, Gideão e outros.
Agora a GANÃNCIA é cruel assassina egoísta invejosa mentirosa que prejudica a sociedade é muito triste uma pessoa que tem este espírito.

TAL É A SORTE DE TODO GANANCIOSO;E ESTE ESPÍRITO DE GANÂNCIA TIRA A VIDA DE QUEM O POSSUI.
PROVÉRBIOS 1.19

2 comentários:

  1. BOA TARDE!

    Realmente existe uma diferença muito grande entre ganância e ambição.É preciso saber que a ganância serve somente para nós destruir
    e ambição serve para nos levar a alcancar nossos objetivos de forma licíta.
    QUE DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS ESTE TRABALHO EVANGELISTICO NA FUNDAÇÃO CASA.

    Ana Maria A Almeida
    IURD - JAÇANA - SP

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a pessoa que possui essa característica negativa não consegue perceber a diferença existente com relação à ambição, posto que o próprio Aurélio não observa esse tremendo contraste. Uma pessoa desavisada pode perfeitamente confundir ambas. É interessante trabalhar essas caractrísticas, contrapondo-as, para que os valores benéficos sejam assimilados e que venham fazer parte do ser humano, sendo essa a vontade de Deus, que é "boa, perfeita e agradável".Deus abençoe a todos. Lourdes, IURD Jd. Novo Santo Amaro

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1