quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

IURD LEVA PALESTRA SOBRE DST NA FUNDAÇÃO CASA UI-36 BRÁS



Voluntários da IURD realizaram na última quinta-feira às 20:00 hs uma palestra sobre D.S.T. na Unidade Fundação Casa UI 36 Brás,com a presença do palestrante enfermeiro, Wilson Renato Lacerda, que falou sobre D.S.T. doenças sexualmente transmissíveis, orientou sobre a importância do uso do preservativo, tirou todas as dúvidas, levantadas através de perguntas aleatórias feitas pelos adolescentes presentes.
Dentre os assuntos abordados foi orientado sobre os sintomas das DST como corrimentos de coloração amarelada, bolhas, verrugas, dor intensa na relação sexual, mal cheiro, dor ou ardor ao urinar em homens ou mulheres. Focou no preservativo (camisinha) que é o único meio de barreira para prevenir as dests/AIDS. Lembrando que se houver feridas nas regiões desprotegidas pode haver o contágio. Orientou Tb quanto a importância de procurar um médico realizar exames de HIV, HEPATITE, SIFILIS sendo que algumas DSTs podem ficar incubadas no organismo durante semanas, meses e até anos. Lembrando sempre que a maioria das DSTs tem cura e o tratamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de graça. Orientou ainda sobre a hepatite A que tem cura , e a epatite B/C não tem cura somente tratamento, e o contagio ocorre através da relação sexual, a epatite B/C deixa a pessoa amarela.
Durante as perguntas foi questionado a respeito de outros assuntos com Câncer (Ca) e Tuberculose.
Falou sobre o câncer de próstata ,câncer no pulmão, a diferença entre o fumante, e o não fumante, sendo que o pulmão do fumante ele é preto pela nicotina que fica armazenada, e o do não fumante ele é rosado. Orientou sobre a tuberculose e seu contagio que ocorre quando estiver em local fechado e sem ventilação por um grande tempo (convivência diária). Houve da parte dos jovens muito interesse em como se previnir das DSTS, e demais doenças.
Para finalizar a palestra esteve presente, O Pastor Geraldo Vilhena, Coordenador Estadual de Evangelização nas Unidade da Fundação Casa de São Paulo, que fez uma oração pelos jovens presentes e orientou sobre a importância da família.

NELCI PAIVA





Um comentário:

  1. Boa Tarde!

    É muito importante levar estas informações aos jovens internos da Fundação Casa pois a maioria dos meninos não tem acesso a estas orientações.
    Correndo serio risco de contaminação pelo virus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.Quero parabenizar esta iniciativa por parte do Pastor Geraldo Vilhena
    Estas palestras vem acrescentar muito o nosso trabalho de Evangelização dentro da Fundação Casa.

    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

    Obreira
    ANA MARIA - IURD JAÇANA - SP

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1