quinta-feira, 27 de junho de 2013

Não deixe o uso excessivo do celular comprometer sua relação. Ultrapasse as fronteiras da tela e dê atenção a quem está ao seu lado





As múltiplas funções dos celulares comprovam o quanto um aparelho pode ser indispensável nos dias atuais. Efetuar chamadas para falar com quem está longe se tornou praticamente uma função coadjuvante em meio a tantas outras formas de comunicação e entretenimento oferecidas pelos telefones atuais. Mandar e receber mensagens, conferir as últimas notícias, compartilhar fotos, acessar redes sociais ou pagar contas. Mas você já parou para pensar que o mesmo aparelho capaz de encurtar distâncias pode distanciar você do seu companheiro (ou da sua companheira) se for usado com exagero?

A era digital chegou com força total, e o aumento de celulares no País comprova esse avanço. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o crescimento foi de 107,2% entre os anos de 2005 e 2011. Eles estão mais acessíveis e mais modernos, mas devem ser usados com cautela para não prejudicar as relações pessoais.

Dados divulgados este mês pelo site inglês Female First revelou que britânicos passam mais tempo com os seus smartphones do que com os próprios companheiros. A pesquisa intitulada “Mobile Life 2013 Report” foi realizada pela empresa O2 e mostrou que o tempo gasto com o celular é 30% maior do que o período de convivência com marido ou esposa ao longo do dia.

O gerente-geral da O2, David Johson, confirma que os smartphones estão ficando cada vez mais inteligentes, com telas, sensores, câmeras e processadores que tornam a interação com o aparelho prazerosa. “No entanto, isso significa também que agora estamos gastando mais tempo com os nossos olhos colados na tela do que contemplando o olhar de nossos parceiros”, afirmou o britânico. Segundo a pesquisa, o tempo médio gasto diariamente com o celular é 119 minutos. Com o companheiro, apenas 97 minutos. Talvez seja a hora de desligar o aparelho e aproveitar a companhia da pessoa que está ao seu lado.

O uso excessivo pode afetar a intimidade entre o marido e a mulher e se tornar uma verdadeira arma contra o casamento. O despertador do celular toca pela manhã. Você pega o aparelho e aproveita para checar os e-mails antes mesmo de dar um bom dia para a pessoa que está ao seu lado. À noite, a cena se repete. Ao deitar, antes de adormecer, você pega o celular para conferir e-mails, checar as notificações nas redes sociais ou mandar mensagens aos amigos. A ação é simples, mas, ao se tornar corriqueira, pode ser um indício de que algo está errado na relação. Além de prejudicar o seu casamento, você pode estar destruindo sua saúde.

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Harvard comprovou que usar o celular à noite, de forma excessiva, pode prejudicar a saúde. A pesquisa foi divulgada no mês passado pela revista inglesa Nature e mostrou que a luz emitida por esses dispositivos prejudica a indução natural do sono. A privação de sono, por consequência, está ligada à ocorrência de obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e enfraquecimento do sistema imunológico. Sem contar, é claro, que os momentos íntimos do casal podem ser gravemente prejudicados pela falta de qualidade no sono.


No livro “O Casamento Blindado” (Editora Thomas Nelson), o casal Renato e Cristiane Cardoso orienta o leitor a aproveitar a noite como um momento de união e liberdade a dois. “Essa é a hora do dia em que você deve investir mais no seu relacionamento, o contrário do que muitos têm feito.” Deixar de aproveitar o contato, a presença ou o carinho do parceiro para utilizar o celular e os seus recursos em horas inadequadas enfraquece a relação e não é saudável.

Para falar sobre esse e outros assuntos relacionados ao fortalecimento da união amorosa, o casal ministrará a palestra “Sexo em um casamento blindado – Os segredos da intimidade total”, para maiores de 18 anos, no próximo dia 29, sábado, na Av. João Dias, 1.800, em São Paulo, com transmissão ao vivo para mais de 100 cidades (adquira a credencial para o evento no site www.casamentoblindado.com ou na Universal mais perto de sua casa).

Renato e Cristiane falarão sobre como desenvolver a intimidade e garantir um relacionamento saudável e uma vida sexual satisfatória. Os participantes certamente poderão tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, entendendo melhor o que é e o que não é aconselhável entre quatro paredes para aqueles que querem encontrar a chave para uma vida íntima mais feliz.

Trocar seu cônjuge por um aparelho eletrônico, por exemplo, obviamente não é nada aconselhável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1