segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Paixão por um time que extrapola os limites da razão

Entenda por que algumas pessoas não medem esforços para torcer e admirar ídolos de forma tão radical








O clássico Santos e São Paulo terminou com o placar 0 x 0, no último dia 23 de fevereiro, no Estádio do Morumbi (SP), mas o saldo da disputa foi negativo e bem triste para um torcedor santista. Após deixar a sede da Torcida Jovem, Márcio Barreto de Toledo, de 34 anos, foi espancado até a morte por um grupo rival. O caso não é isolado. A morte de Toledo e de outros torcedores nos últimos anos revela a consequência mais cruel e radical do fanatismo nos estádios. Mas por que o mesmo esporte que promove confraternização e lazer entre as pessoas pode extrair de algumas delas o mais puro sentimento de intolerância e até mesmo de violência?
Para os mais fanáticos, o jogo não acaba com o término da partida, mas em um confronto final entre os vitoriosos e os derrotados. A rivalidade se transforma em justificativa equivocada para atitudes radicais. As brigas e agressões são o reflexo do torcedor que admira o próprio time de forma emocional e pouco inteligente, uma vez que extrapola os limites da racionalidade.
O fanático contempla o seu objeto de admiração de uma forma possessiva e até egoísta. Por meio desse objeto, seja um time, um ídolo ou uma ideologia, tenta preencher o vazio que sente diante da vida. Sem perceber, se distancia das outras pessoas que não partilham de interesses iguais e pode agir com agressividade em relação a outros indivíduos que tenham pensamentos contrários. Vanderlan Costa, de 33 anos, conheceu bem essa realidade. Durante oito anos ele fez parte da maior torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel.
“Foram anos de doação total. Viajando e fazendo o possível e o impossível para que o time estivesse sempre bem. Para mim, a torcida era o 12º jogador ou o integrante mais importante da partida.” Para alimentar essa dedicação incontrolada, Vanderlan perdeu festas de família e afastou-se de amigos. Ficou vários dias fora de casa para acompanhar o time em viagens por todo o País. Não mediu esforços.







Por diversas vezes, Vanderlan deixou de comparecer ao trabalho para viajar em caravanas. “Achava que era certo. Eu era muito conhecido naquele meio e aquilo me deixava muito feliz. Eu estava sempre alcoolizado e drogado. Eu não enxergava o mal que aquele fanatismo me fazia.” A felicidade era passageira. Bastava o time perder para o descontrole tomar conta de Vanderlan e dos outros torcedores radicais.
Para essas pessoas, a felicidade está unicamente na admiração desse objeto de idolatria. Será que a única forma de ser feliz é mesmo viver em função de um ídolo escolhido?
A verdade é que a pessoa busca uma forma de encontrar significado para a própria vida por meio do fanatismo. Projeta no time ou no ídolo o desejo por algo que não tem ou não conquistou. Vive de forma muitas vezes negligente, pois se preocupa muito mais com o outro do que consigo. Quase como uma fuga da realidade, essas pessoas buscam satisfação pela conquista alheia, muitas vezes para amenizar as próprias dores e os sofrimentos do dia a dia.
O fanatismo não está ligado apenas à religião ou à política. Ele está presente nas relações humanas e pode acontecer em diversas outras situações. “O torcedor fanático acompanha todos os passos do seu time, mas se esquece da própria vida. No seu orçamento mensal, ele é capaz de reservar dinheiro para comprar o ingresso para os jogos, mesmo que isso vá prejudicar a compra do alimento para a sua família. Ele não mede esforços em prol do time”, explica o neuropsicólogo Leonardo Cavalcanti Pinheiro.
“Também é comum entre os adolescentes. Essa fase da vida é marcada pela necessidade de pertencer a um grupo e construir a própria identidade social. Por isso, muitos adolescentes procuram essa identificação em ídolos ou em grupos”, esclarece Pinheiro.







O fanatismo não é patológico, ou seja, não é uma doença. Mas pode ganhar contornos perigosos quando compromete de forma negativa a vida social das pessoas. “Podemos considerá-lo perigoso quando ele é um dos sintomas típicos de baixa autoestima e autoimagem prejudicada, a ponto do sujeito ter que projetar seus anseios e desejos em um ídolo, time, grupo ou uma ideologia. Também podemos identificar um impacto importante quando ele fere os princípios morais e éticos da sociedade. Agressividade e intolerância são algumas das manifestações”, explica o psicólogo.
“O jogador passa, o time não. Eu não olhava para o ser humano, apenas para o Corinthians. Se tivesse que bater no jogador, eu batia, porque ele está de passagem pelo time. Não dá para explicar, é espiritual”, contou Vanderlan. Os valores estavam invertidos. A importância que ele deveria dar à família era dedicada ao time. O esforço para estudar e ter sucesso profissional também estava sendo desperdiçado com a torcida. As consequências negativas não tardaram a chegar.
“Eu tinha muito contato com o lado espiritual errado. Eu tinha alucinações, enxergava coisas. A minha vida estava revirada. Eu participava de todas as brigas da torcida. Se continuasse assim, eu seria preso ou morreria. Tudo estava dando errado. Então, percebi que precisava ter um entendimento do que estava acontecendo comigo.” Foi então que Vanderlan se deu conta de que estava vivendo na direção errada e decidiu procurar ajuda.
Radicalismo







Não é difícil perceber comportamentos radicais em pessoas fanáticas. Elas agem sempre de forma rude quando outros indivíduos agridem os seus ideais e dificilmente aceitam comportamentos e gostos diferentes. “Era da ala radical que eu fazia parte. Participei de muitas brigas. É aquilo de jogar por amor ou pelo terror. Se o time faz corpo mole, a torcida faz o terror mesmo, para colocar medo no time. Foi o que aconteceu com a invasão do Centro de Treinamento”, explica o ex-fanático torcedor.
A invasão no Centro de Treinamento aconteceu dias após a derrota corintiana na partida contra o Santos, em 29 de janeiro deste ano. A goleada de 5 a 1, no estádio da Vila Belmiro, foi suficiente para esquentar os ânimos da torcida radical.
Mais de cem torcedores pularam os portões e destruíram o alambrado durante o treino da equipe. Houve ameaças a jogadores, agressão a funcionários e roubo de celulares. A invasão foi orquestrada por integrantes das torcidas Gaviões de Fiel, Pavilhão 9 e Camisa 12. Os policiais entraram em ação e conseguiram retirar boa parte dos torcedores, mas alguns permaneceram no local para cobrar maior empenho dos atletas.
Se não tivesse reconhecido os prejuízos do fanatismo, Vanderlan poderia estar entre os invasores. Mas ele preferiu buscar auxílio espiritual, em vez de continuar no fundo do poço, de forma cega e irracional. “A última saída foi Deus. Até então, eu não enxergava quanto tudo aquilo me fazia mal”, relembra.
Ele compreendeu que os oito anos de fanatismo não acrescentaram nada à sua vida. E reconheceu que precisava enxergar muito além do time que escolheu para torcer. “Olhando de fora tudo o que eu vivi lá dentro, eu tenho vergonha. Eu perdi momentos com a minha família, perdi tempo para me aprimorar profissionalmente. Hoje, aproveito ao máximo todos os momentos com as pessoas que gosto.” E o time?
Vanderlan continua a torcer pelo Corinthians, mas fora da torcida organizada e sem fanatismo. “O time não é mais a minha prioridade. Tenho muitas outras na frente dele.”



 Surpresa para as mães dos internos da Fundação Casa / UI Paulista Vila Maria, voluntários da IURD, Pr Geraldo Vilhena (responsável pelo trabalho evangelistíco na Fundação casa do Estado de São Paulo) juntamente com integrantes da Força Jovem organizaram uma mega festa para comemorar o "Dia das Mães".Cantora Cristina Miranda abriu o evento com louvores contagiantes.De repente uma gotinha aqui outra ali, começou a chover mas mesmo assim não esfriou os ânimos, procuramos um local coberto e a festa continuou com o Obr. Renan (Representante do Dose Mais Forte) fazendo uma oração para abençoar os internos e familiares. 

Os jovens Jedson e Amauri (Projeto Dose Mais Forte) relataram sobre suas experiências no mundo das drogas.Jedson falou sobre sua participação em facções, o vício excessivo com diversos tipos de drogas, aviãozinho para passar a droga, e os momentos tristes na Fundação Casa (pois um dia ele também cumpriu pena). Neste momento os internos e familiares ficaram surpresos e curiosos para saber o que ele fez para mudar esta situação. Foi quando Jedson disse que teve a oportunidade de ouvir uma palavra de fé (assim como eles estavam ouvindo naquele momento) e foi aí que começou a transformação, com muita luta, mas com uma grande vitória (mesmo com antecedentes conseguiu emprego).Amauri ficou envolvido nas drogas por 10 (dez) anos, fez parte de facções, só esperava a hora de morrer (por traficantes ou policiais) pois a cada dia sua situação piorava. Mas ele também teve sua chance, fez uma aliança com Deus e tudo mudou, hoje tem esposa e filho, é empresário abençoado.

Momento de muita emoção! Os internos prepararam uma grande homenagem para as mães, soltaram a voz, apesar de ser um ritmo alegre, as mães choraram muito pois não conseguiram conter o sentimento (Muito Forte)  

O interno João Henrique Galdino dos Santos relatou sua tranformação, sofria com desmaios, e após participar das orações feitas nos cultos semanais, hoje não sente mais nada. Os pais do interno João Henrique (Sr. Francisco das Chagas Silva e Sueli Galdino dos Santos) estavam presentes e também complementaram sobre o assunto.
 Com a ajuda da Coordenadora Pedagógica Regiane Silva Souza fizemos sorteio de cestas básicas (doação da Força Jovem) para os familiares dos internos, e a distribuição de salgadinhos. Os internos e todas as mamães tiveram a prestação de serviços de manicure e limpeza facial.Envolvidos com tanta alegria os internos cantaram suas autorias e fizeram a euforia geral. Para refrescar fizemos distribuição de sorvetes.Para celebrar este momento todo especial os familiares tiveram a aportunidade de almoçar com os internos, e tiveram direito a feijoada e suco.Agradecemos o carinho e atenção do Diretor da UI Paulista Sr. Cristian Lopes de Oliveira, pois o mesmo acredita que esta parceria Fundação Casa + IURD é uma medida sócio educativa, que promove a transformação dos internos e reintegração à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1