segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Festas de Fim de Ano e Depressão


As festas de fim de ano, juntamente com o Natal, são consideradas um período de alegria, esperança e confraternização muito esperado ao longo do ano. Normalmente é assim, mas, para muitas pessoas, essa época pode ser também sinônimo de tristeza e ser acompanhada por sentimentos de solidão, desamparo e desânimo, o que acaba aumentando os estados depressivos ou o despertando em quem nunca apresentou tal transtorno. Essa condição é chamada pela psiquiatria como Depressão de Natal, ou "Christmas Blues".
Apesar de as pesquisas indicaram que cerca de 10% da população mundial se sentir depressiva com a proximidade das comemorações de fim de ano, a boa notícia é que, na maioria dos casos, o transtorno "com hora marcada" vai embora junto com o ano velho. Mas é bom ficar atento aos fatores desencadeantes dessa situação, mais comuns do que se imagina.
O medo consciente de enfrentar outro ano, de encarar os velhos e novos problemas aparece como um dos principais desencadeadores da "Christimas Blues", seguido do medo inconsciente de não saber o que irá enfrentar, situação que gera ansiedade que, por sua vez, é provocada pela expectativa.
Outro fator é o descontentamento ao ver que mais um ano se foi. É ai então que as pessoas lembram das emoções passadas e daqueles que passaram pela vida. Já asolidão aparece como o fator número um do estado depressivo durante as festas, e é a causa citada por cerca de 75% das pessoas que se queixam de tristeza nessa época do ano.
Fora desse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam mais de 400 milhões de pessoas que sofram da doença em todo o mundo. Só na América Latina são 24 milhões. Ainda de acordo com a OMS, 60% dos casos de suicídio envolvem vítimas da depressão, e é o sexo masculino o mais atingido. Os homens depressivos morrem quatro vezes mais por suicídio do que as mulheres, embora as estatísticas mostrem que elas cometem mais tentativas que eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MACACO LADRÃO PM 1